Esporte

Brasileirão 2009 – Flamengo é campeão, Cruzeiro vai à Libertadores, Flu e Bota escapam e Coritiba é Série B

O Flamengo, que não vencia um Campeonato Brasileiro desde 1992, mostrou força diante do Grêmio e, mesmo saindo atrás no placar, virou o jogo para 2 a 1 e conquistou o título nacional. Para o clube, é o hexa, mas, para a CBF, é o penta. O Cruzeiro, numa recuperação meteórica, ficou com a última vaga da Libertadores, roubada do Palmeiras.

Os flamenguistas consideram o time seis vezes campeão nacional, mas o título de 1987, quando houve um racha no futebol brasileiro, é do Sport, de acordo com a lista de campeões oficiais divulgada pela CBF. O Flamengo é considerado o campeão apenas da Copa União, torneio que havia sido criado pelo Clube dos 13 porque a entidade, hoje comandada por Ricardo Teixeira, havia dito que não tinha dinheiro para financiar a organização do Brasileiro daquele ano. 

Polêmicas à parte, o Flamengo precisava somente de uma vitória simples diante dos gaúchos para ser o campeão indiscutível deste ano. Comandado pelo sérvio Petkovic, o rubro-negro foi empurrado pela torcida e ainda contou com sua dupla de zaga – e com a estrela do técnico Andrade – para superar seu último desafio e fazer a alegria do Maracanã lotado.

David, que teve a missão de substituir Álvaro no miolo defensivo, fez o primeiro gol do Flamengo, igualando o placar no primeiro tempo – Róberson tinha feito primeiro para o Grêmio. No segundo tempo, seu companheiro de zaga, Ronaldo Angelim, marcou de cabeça após cruzamento de Petkovic, que estava para sair, mas ficou em campo a pedido de Andrade para bater o escanteio, e definiu a virada e o título.

São Paulo, Internacional e Cruzeiro, que venceram os seus jogos, se classificaram para a Taça Libertadores da América, assim como o Flamengo e o Corinthians, garantidos pelos títulos Brasileiro e da Copa do Brasil. Na disputa pelo rebaixamento, o Coritiba levou a pior ao empatar dentro de casa com o Fluminense e se juntou ao Sport, Náutico e Santo André na Série B de 2009.  

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: