Política

Marina visita Juazeiro e confirma Bassuma ao governo e Duarte para o Senado

O Encontro do Partido Verde na manhã deste domingo (06/12) na Câmara de Vereadores de Juazeiro teve a presença da pré-candidata à presidência do partido, a senadora Marina Silva.

A senadora foi apresentada no evento pelos seus novos companheiros de partido como a “renovação da esperança” na política brasileira. Além de solidificarem para as próximas eleições o nome da senadora Marina, o deputado federal, e ex-petista, Luiz Bassuma, e o deputado juazeirense, Edson Duarte, foram apresentados e aprovados pela senadora como pré-candidatos ao governo do estado e a senador, respectivamente.

Além da presença dos já citados, estavam no Encontro, os deputado federais, Edgar Mão Branca, Gonzaga Patriota, o vereador José Carlos Medeiros a cantora Carla Visi e demais lideranças.

Marina iniciou sua participação no I Encontro do PV em Juazeiro, agradecendo as homenagens recebidas. Com um discurso costurado por parábolas bíblicas, narrou um pouco de sua trajetória de vida, lembrando que não irá esquecer sua passagem pelo PT, partido que lhe formou politicamente, embora tenha lamentado os erros do mesmo. A senadora concluiu sua fala convocando a juventude brasileira e juazeirense para a participação política nacional.

Título de Cidadã Juazeirense

Antes de dar inicio ao I Encontro do PV, a Câmara de vereadores de Juazeiro, realizou uma solenidade de entrega de título de cidadã juazeirense à senadora Marina Silva.

O título concedido a Marina, segundo o vereador José Carlos Medeiros, autor da resolução, deve-se à sua importância na luta pela defesa do meio ambiente na região do Vale do São Francisco e em todo o Brasil: “Marina é hoje um ícone da ética e da moralidade na política brasileira”, pontua Medeiros.

Coletiva com Marina Silva

Em uma breve coletiva com a imprensa presente no evento, a senadora pontuou sobre alguns temas.

Futuras Alianças

“O diretório nacional do Partido Verde Junto com as demais coordenações decidiram que nós do PV vamos trabalhar para termos candidaturas próprias em todos os estados, obviamente que há algumas questões que estão sendo pensadas, no estado do Acre, por exemplo, iremos apoiar a candidatura do senador do PT Tião Viana, por se tratar de um projeto que teve inicio com o companheiro Chico Mendes e que precisa ser concluído”.

Aliança com o PSOL

“Sobre a articulação com o PSOL, tivemos uma primeira conversa com a vereadora Heloísa Helena, sabemos que temos diferenças programáticas e não vamos escamoteá-las, mas temos convergências e pretendemos aprofundá-la para superá-las com o intuito de caminharmos juntas”.

“O que nós e o PV não queremos é fazer alianças e discussões puramente pragmáticas, mas sim discutir a questão programática, porque o que está acontecendo é que os partidos deixaram de ser espaços de discutir propostas e idéias e viraram um espaço de discutir qual é a matemática que se faz para ganhar o poder”.

“Então não vamos discutir quem tem mais palanque, ainda que isso seja importante, isso seria diminuir a questão. Sabemos que não vamos governar sozinhos, mas também a governabilidade deve ser em cima das idéias e não do fisiologismo. Precisamos romper com essa idéia de só se fazer alianças tradicionais, essa idéia de donos de votos”.

Ética na política

“Com os escândalos de corrupção no país, a sociedade é que perde. Perde porque é subtraída duplamente, nos recursos públicos e subtraída na sua esperança… O espaço da política deve ser ocupado com ética e respeito ao cidadão e ao dinheiro público”.

Sua candidatura

Marina Silva falou que a sua candidatura apresenta como proposta maior a luta pelo meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, e que essa tem sido uma discussão mundial. Ela disse ainda que as próximas campanhas devem ser um embate e não um debate entre Serra e Dilma, ou seja, discutindo apenas o passado, entre  o governo Lula e  o governo de FHC.

Por Laura Ferreira – Correspondente em Juazeiro e região

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: