História

Feira – Parque do Saber vive últimos momentos da Exposição da Civilização Maya

A mostra retrata através de artesanato secular a civilização que surgiu em 1800 antes de Cristo e que habitou a América Central. A exposição foi aberta na noite do dia 1º de dezembro pelo prefeito Tarcízio Pimenta e o cônsul geral de El Salvador na Bahia, Vidal Sorto Rubio.

Estão expostas 137 peças artesanais em madeira, pedras, cerâmica e sobre penas, além de oito banners que retratam a cultura do povo que se espalhou por uma vasta região, incluindo El Salvador.

A exposição reúne peças raras, algumas datadas de até mais de 600 anos, como vasos em cerâmica, figuras simbolizando deuses da fertilidade e produtividade, pinturas em vasos diversos com predominância do tigre, antigo símbolo da força do povo Maya, além de trabalhos em pena. Consta ainda uma coleção oficial do Consulado Geral de El Salvador com caixinhas de surpresa com cenas do cotidiano.

A exposição que está se encerrando marca o primeiro aniversário do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, que foi inaugurado em 15 de dezembro de 2008. A promoção é da Prefeitura de Feira de Santana, através da Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa, em parceria com o Consulado Geral de El Salvador na Bahia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo