Os constantes resultados apresentados pelo comércio baiano em 2009, principalmente a partir do segundo trimestre do ano, foram influenciados pelo aumento do emprego formal no estado, melhoria de rendimento da população, notadamente das camadas de mais baixa renda, maiores facilidades de acesso ao crédito e inflação sob controle.
Tais fatores se refletiram sobretudo no bom desempenho do segmento de hipermercados e supermercados, responsável pelas principais contribuições positivas em 2009. O impacto deste segmento é o de maior representatividade na composição da taxa, dentre as oito atividades que compõem o volume de Vendas.
Os principais aumentos nas vendas ocorreram nos segmentos de Artigos de uso pessoal e doméstico (26,6%), Móveis e eletrodomésticos (15,3%), Tecidos, vestuário e calçados (15,1%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (13,8%) e Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (10,7%), enquanto que no subgrupo de Hipermercados e supermercados a variação foi de 9,4%.
Com informações do IBahia
