Polícia

CONTRAN anuncia novas regras para 1ª habilitação

As novas regras estabelecidas pela resolução 285 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que altera a carga horária dos cursos para a retirada da primeira habilitação (em vigor no dia 1º de janeiro de 2009) alavancaram a procura pelo serviço no ano passado.

Com as novas regras do Contran, o condutor passou a ficar mais tempo nos Centros de Formação de Condutores (CFCs). A carga horária do curso teórico teve um salto de 30 horas para 45 horas aula e de direção veicular, de 15 horas para 20 horas aula; a realização do curso de direção para motocicleta passou a ser permitida em via pública; todos os candidatos agora podem realizar a prática de direção veicular em condições climáticas adversas como, por exemplo, na chuva, nevoeiro ou noite, dentre outras mudanças.

 

Só na capital, o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) disponibilizou cerca de 3.200 senhas por dia para a compra do laudo, em sua sede e nos postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). A grande procura totalizou na Bahia, só em dezembro de 2008, mais de 68 mil aberturas do serviço.

Já prevendo o aumento dessa demanda, o DETRAN na época triplicou o número de atendentes na sede do órgão, ampliando a oferta do documento e para minimizar ainda mais os efeitos da procura de última hora, o órgão também realizou plantão especial aos finais de semana.

Atraso

Após um ano, período de vencimento do laudo, o DETRAN encontrou inesperadamente mais um grande desafio: mais de 50% das pessoas que abriram o serviço em dezembro de 2008 só agora voltaram a concluir as etapas para a obtenção da 1ª habilitação e deixaram para realizar a prova de direção veicular em cima da hora.

Para tentar reverter esse quadro e ajudar os futuros condutores a concluir o processo, o DETRAN-BA realizou entre 29 de novembro a 19 de dezembro de 2009 o Mutirão de Prova Prática. Durante esses dias, foram recebidos na Ribeira (local da avaliação) mais de 400 candidatos.

Aqueles que, por ventura, perderam o prazo vão ter que refazer todas as etapas do processo para retirada da 1ª habilitação, como exames clínicos e psicológicos, aulas e provas teóricas e práticas. Mais informações podem ser obtidas através do Call Center do DETRAN-BA pelo 3535-0888.

To Top
%d blogueiros gostam disto: