Economia

Codevasf recebe Prêmio Eco 2009

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vinculada ao Ministério da Integração Nacional, foi uma das vencedoras do Prêmio Eco 2009, destacando-se na categoria Sustentabilidade em Novos Projetos.

A distinção foi conferida pelos ganhos ambientais, econômicos e sociais obtidos pela mudança do sistema de irrigação no perímetro de Mandacaru, em Juazeiro (BA), que passou a funcionar por gravidade em substituição ao antigo modelo pressurizado.

Para o ministro Geddel Vieira Lima, o prêmio representa “o reconhecimento dos esforços do Ministério da Integração Nacional no cumprimento da determinação do governo do presidente Lula em aliar desenvolvimento com política ambiental”. Criado pela Câmara Americana de Comércio, o ECO da edição 2009 foi entregue neste mês aos engenheiros agrônomos da Codevasf Rodrigo Vieira e Frederico Calazans, que desenvolveram os estudos no perímetro de Mandacaru.

Com a mudança no sistema, a Codevasf garantiu aos irrigantes mais competitividade em função da economia de água (52%) e de energia (36%), o que reduziu em quase 40% os custos de produção. Além disso, o sistema por gravidade diminuiu os riscos de salinização do solo e combateu o carreamento de agrotóxicos para o leito do rio São Francisco. Os estudos dos agrônomos premiados estimaram aumento da receita do perímetro em R$ 2,7 milhões ao ano.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: