Saúde

Vacinas contra meningite C chegam à Bahia em janeiro

Até o dia 15 de janeiro de 2010 chegará à Bahia, proveniente dos Estados Unidos, o primeiro lote de vacinas meningocócica tipo C, contendo 175 mil doses, que, segundo previsão da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), deverão ser aplicadas até o final do mesmo mês.

Na sexta-feira (18), o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, a superintendente da Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa), Lorene Pinto, e o diretor de Desenvolvimento do laboratório norte-americano Baxter Hospitalar, Flávio Perrotti, assinaram, na Sesab, o contrato de fornecimento das vacinas.

Solla informou que a vacinação será feita em todos os municípios baianos, beneficiando todas as crianças com até 5 anos de idade, faixa etária com maior risco de adoecer e com alta taxa de mortalidade.

A primeira etapa será realizada em Salvador e nos 15 municípios da região metropolitana. O critério estabelecido para o cronograma seguiu a lógica de região com maior incidência de casos de Meningite C.

“A nossa previsão é que até o final do mês de junho todas as crianças, nessa faixa etária, estejam vacinadas. Além disso, aproveitaremos a ação para atualizar as vacinas nessas crianças, pois os responsáveis deverão trazer a caderneta de vacinação para verificação”, explicou o secretário.

De acordo com Flávio Perrotti, a Baxter entregará o total de 1,5 milhão de vacinas até o início de março. Ele comentou que o planejamento para a produção desta quantidade foi fechado com a fábrica, nos Estados Unidos, e que todas as vacinas estarão disponíveis dentro do prazo combinado com a Sesab.

“Nossa relação não será apenas comercial. Somos, a partir de agora, parceiros para desenvolvermos, da melhor maneira possível, a vacinação na Bahia”, afirmou Perrotti.

A superintendente Lorene Pinto acrescentou que a Sesab fará o acompanhamento das respostas imunológicas e dos eventos adversos. “Este é um protocolo padrão. No entanto, a parceria e o apoio da Baxter vão contribuir muito para melhorar ainda mais esta ação”.

Ela explicou que o cronograma vacinal será divulgado no início de janeiro, com as datas de vacinação por região, município e local para aplicação.

To Top
%d blogueiros gostam disto: