Cultura

Vitória da Conquista – Cultura dos ternos de reis é relembrada na cidade

A tradição dos Ternos de Reis tem se perdido nos últimos anos na maior parte dos municípios brasileiros. Em Vitória da Conquista, essa tradição está sendo relembrada no Memorial Régis Pacheco, localizado na Praça Tancredo Neves.

As visitas podem ser feitas entre 14 e 22 horas, até o dia 7 de janeiro de 2010. Quem visitar o local poderá assistir apresentações de grupos de Ternos de Reis da cidade e da zona rural, conhecer a história e as principais características da festa que mantém viva a tradição dos reisados.

Terno de Reis

 

Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, converteu-se na tradicional visitação feita pelos três “Reis Magos”, denominados Melchior, Baltazar e Gaspar, os quais passaram a ser referenciados como santos a partir do século VIII.

Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro que, em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal.

No estado do Rio de Janeiro, os grupos realizam folias até o dia 20 de Janeiro, dia de São Sebastião e padroeiro do Estado.

Canções

 

Em algumas regiões as canções de Reis são por vezes ininteligíveis, dado o caos sonoro produzido. Isto ocorre quase sempre porque o ritmo ganhou, ao longo do tempo, contornos de origens africanas com fortes batidas e com um clímax de entonação vocal.

Contudo, um componente permanece imutável: a canção de chegada, onde o líder (ou Capitão) pede permissão ao dono da casa para entrar, e a canção da despedida, onde a Folia agradece as doações e a acolhida, e se despede.

 

Por Ramon Gusmão – Correspondente na Região Sudoeste

To Top
%d blogueiros gostam disto: