Esporte

Copa São Paulo começa neste sábado repleta de sonhos

Jovens atletas buscam espaço em clubes de ponta através da competição que reúne 92 clubes.

A Copa São Paulo de Futebol Júnior, que começa neste sábado, com quatro jogos, exige sacrifícios daqueles que vêm de longe atrás do sonho de jogar em um grande time do País. No caso dos jovens do Araguaína (TO), ter de passar o fim de ano distante da família valeu a pena. Com transmissão de três canais de televisão e observados por empresários de primeira linha, farão a estreia no domingo contra o Corinthians, atual campeão.

Na preparação para fazer bonito na Copinha, o time de Tocantins passou todo o mês de dezembro na pequena cidade de Taquara, a 70 quilômetros de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. “Eles são jovens e em um primeiro momento sentiram dificuldade em aceitar ficar longe”, conta o diretor de futebol do Araguaína, Thiago Denardin. “Mas, quando saiu a tabela e o adversário era o Corinthians, se animaram”, enfatiza.

Para ambientar os meninos, foram realizados amistosos contra times como o Internacional e o Juventude. As festas de Natal e ano-novo, porém, ocorreram a milhas e milhas de casa. “Para aliviar, organizamos um amigo secreto e levamos os garotos para um shopping em Porto Alegre”, diz Denardin.

Além do Araguaína, entre os 92 clubes que participarão da 41.ª edição da Copa há representantes de outros Estados com pouca tradição no futebol, como o Santana (AP), o Paraibano (PB), o Sport Club Shallon (RO) e o Nacional (AM). Na abertura, hoje, às 14 horas, jogam Cruzeiro x São José (RS) e União São João x Atlético Sorocaba. Às 16 horas, Taboão da Serra x Botafogo (SP) e Vasco x CFZ (DF).

Neste ano, a participação do Al-Hilal, da Arábia Saudita, marca a volta das equipes estrangeiras à Copinha. É a primeira vez em que um clube árabe participa do torneio, que já teve times sul-americanos, europeus e até asiáticos. A equipe de Riad, porém, deve apenas fazer um papel figurativo – o próprio técnico do Al-Hilal, o romeno Marian Bondrea, considera uma façanha conseguir passar de fase. E seria mesmo: até hoje nenhum clube estrangeiro avançou na Copa São Paulo.

Fonte: Estado de São Paulo

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: