Política

Rapidinhas – Partido Verde dará prazo para que governistas deixem cargos

A Executiva Estadual do Partido Verde fará na próxima sexta-feira a primeira reunião do ano para discutir diversos assuntos relacionados às futuras eleições de outubro. Um dos objetivos é abortar boatos sobre candidatura própria.

Na pauta três assuntos irão dominar as discussões: avaliação do quadro de 2009, as projeções para 2010 e, o mais polêmico, a discussão para estabelecer um prazo para os filiados que pretendem ser candidatos deixem os cargos no governo estadual.

Abortar boatos

Nesta situação estão Juliano Matos, que ocupa a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, e Beth Wagner, presidente do Centro de Recursos Ambientais – CRA. Embora o presidente estadual Ivanilson Gomes não tenha revelado que seja este o principal objetivo, a reunião da próxima sexta-feira deverá servir também para abortar alguns boatos que persistem na imprensa sobre posições já tomadas pelo partido, como a definição por lançar candidaturas próprias tanto ao governo do Estado quanto ao Senado, além da confirmação dos nomes já definidos.

“Vão quebrar a cara”

De acordo com Ivanilson Gomes, os boatos que tem surgido podem estar vindo do próprio governo, interessado em demover o partido da idéia de lançar candidatura própria. “Se eles estão pensando que vão fazer como fizeram com o PDT, vão quebrar a cara”, disse Ivanilson, referindo-se ao episódio em que o deputado federal Severiano Alves foi demovido da presidência da legenda brizolista por dificultar as negociações com o governo do estado. “A decisão (de candidatura própria) foi tomada pelas bases do partido e não existe nenhuma possibilidade de alterar esse quadro”, reforçou.

Não volta atrás

Segundo o presidente do PV, “até os governistas (filiados que ainda ocupam cargos no governo) já estão convencidos da candidatura própria”. Gomes também não leva em conta a possibilidade de reavaliar os lançamentos dos nomes dos deputados federais Luiz Bassuma para o Governo e o de Edson Duarte para o Senado em favor dos de Juca Ferreira e Beth Wagner, respectivamente. “Os nomes de Juca e Beth foram lançados no último encontro do dia 12 de dezembro, mas a base do partido já havia decidido. Nós não vamos voltar atrás naquilo que foi definido pelas bases”, argumentou.

Ganhar tempo

Convencido de que existe algo nos bastidores contrariando a decisão tomada nos encontros regionais na tentativa de postergá-la, Ivanilson explica a estratégia. “A idéia dos governistas é ganhar tempo para que a base do partido possa assimilar uma aliança com (Jaques) Wagner”, pontuou. “Para a gente está muito claro: não há nenhum fato novo que venha a modificar a decisão tomada pelas bases do partido”, arrematou.

Factóide

Gomes considera que por trás de tudo isso existe a preocupação de se criar factóide para gerar instabilidade. “Não existe nada. A não ser uma decisão da nacional, mas isso é improvável porque já está definido. A própria Marina tem confirmado nas entrevistas que tem dado, reafirmando os nomes de Bassuma e de Edson Duarte”, disse.

Fase de discussão

De acordo com Ivanilson Gomes, como uma das pautas da reunião da próxima sexta-feira, o PV quer entrar numa nova fase de discussão de um projeto para apresentar para as eleições deste ano. “Vamos discutir a criação de um projeto para a Bahia, vinculado ao projeto nacional. Para isso, vamos procurar debater com pessoas das universidades, intelectuais, sindicalistas, jornalistas, acadêmicos e estudantes. Faremos o esboço de um projeto para debater com o conjunto da sociedade”, sintetizou.

Agenda para Marina

O verde disse ainda que a senadora Marina Silva não marcou data, mas que ela pode vir à Bahia antes do carnaval. “Ele prometeu elaborar uma agenda pelos estados já no inicio de 2010 para discutir os rumos da sua campanha”, informou. Ivanilson entende que a presença de Marina Silva na Bahia vai selar as alianças que o partido já vem adiantando. “Nós estamos conversando com o PPS, o PSL e o PMN. Com o Psol, as conversas acontecem mais a nível nacional”, explicou.     

Por Evandro Matos

    

To Top
%d blogueiros gostam disto: