Política

Conselheira Ridalva Figueiredo assume a Presidência do TCE-BA

A Conselheira Ridalva Correa de Melo Figueiredo, primeira mulher a ocupar o cargo de Presidente na história do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, foi empossada nesta quinta-feira (07) durante a sessão especial presidida pelo Conselheiro Manoel Castro, na sede do TCE.

Foram empossados também os Conselheiros Antonio Honorato de Castro Neto e Filemon Neto Matos nos cargos de Vice-Presidente e Corregedor da Corte de Contas baiana, respectivamente.

A concorrida solenidade foi prestigiada pelo Governador Jaques Wagner (PT), os Presidentes da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT); do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Conselheiro Francisco Neto; e do Tribunal de Justiça, Desembargadora Silvia Zarif; o procurador geral de Justiça Lidivaldo Britto; o Vice-Governador Edmundo Pereira; o Prefeito de Salvador João Henrique; o senador César Borges, além de diversas autoridades, convidados, conselheiros, auditores, assessores e servidores do TCE.

Em seu discurso, a nova Presidente Ridalva Figueiredo evocou a condição de mulher para “dizer-lhes que o sonho não pode se constituir em patrimônio exclusivamente feminino, devaneio desconectado do mundo real. Hoje, não há mais espaço para as visões preconceituosas do passado, que nos reservavam um papel secundário no cenário profissional e político”.

Ela enfatizou que, nos dias atuais, “o universo de atuação feminina transcende ao papel de coadjuvante dos acontecimentos, colocando-a também como protagonista. Aliás, busco em minha própria trajetória essa evidência. Primeira mulher a ocupar o cargo de Conselheira do Tribunal de Contas do Estado da  Bahia, assumi com a responsabilidade de quem foi guindada à condição de pioneira, simbolizando o quanto é possível à mulher aspirar”.

Traçando um rápido perfil de sua futura administração, Ridalva Figueiredo procurou passar confiança e espírito conciliatório. “Chego com a consciência e a certeza de que a gestão que ora se inicia é parte de um processo, de um caminhar. Sim, de um percurso que quero aqui ressaltar. A importância ao caminho trilhado, às lutas e às conquistas obtidas. Meu desejo sincero é construir o entendimento, harmonizar o ambiente, fortalecer a Instituição. Agir com isenção e independência e permanecer equidistante dos litígios”, conclamou.

Por fim, ela disse: “Nessa tarefa, que sei será árdua, não quero nem posso prescindir do apoio leal de todos que almejam projetar o TCE/BA pelo que faz de bom e relevante para a sociedade. A vocês, companheiros de jornada, Pares, servidores e servidoras, faço meu apelo para que cerrem fileiras em prol da Instituição”.

Castro se despede e prega conciliação

O Conselheiro Manoel Castro, que transmitiu o cargo, afirmou que “vários caminhos confluíram para marcar a vida de todos nós, até o momento da posse da Conselheira Ridalva Figueiredo, primeira mulher a presidir o Tribunal de Contas do Estado da Bahia. Para tanto, convergiram a história centenária de nossa instituição que se integra à história dos valores republicanos, hoje tema de nova significação”.

Castro destacou o esforço coletivo do Tribunal no sentido de enfatizar a transparência, valorizando o trabalho de todos. “É com muita satisfação que participo dessa solenidade, em primeiro lugar, a colaborar para o êxito da gestão da Conselheira Presidente e, convicto, de que todos estão irmanados nessa mesma vontade”, disse.

Recorrendo à sua experiência de três mandatos á frente do TCE, o ex-presidente destacou as conquistas, falou da eficácia que os órgãos de controle exigem, mas sempre em defesa dos interesses da sociedade. “Tenho a convicção de que, o que foi aqui realizado e semeado propiciará saudáveis frutos. Reafirmo minha confiança no futuro desta instituição, que continuarei a servir sempre com entusiasmo. À Conselheira Ridalva Figueiredo, desejo uma administração vitoriosa e plena de realizações”, concluiu.

Por Evandro Matos

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: