Política

Ilhéus – Prefeito faz acordo com o PT para tentar melhorar administração

Depois de protagonizar uma grande crise politica no município na semana passada, ao demitir cerca de 260 auxiliares diretos, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima (PSB), finalmente dá demonstrações de que pode colocar a sua administração nos trilhos.

Newton acaba de fechar uma ampla aliança com o PT municipal, entregando secretarias e acertando o apoio do partido também a nível estadual.

A aliança passa também pelo apoio de Newton Lima à reeleição do governador Jaques Wagner (PT) na eleição de outro próximo, estendida ao candidato petista na eleição municipal de Ilhéus em 2012. As negociações, que aconteceram na sua maior parte no Iate Clube de Ilhéus, envolveram os vereadores do PT, Alcides Kruschewsky e o próprio prefeito Newton Lima, além de Jonas Paulo, presidente estadual do PT.  

Os principais pontos da aliança são: fortalecimento do projeto de reeleição do governador Jaques Wagner; controle por parte dos petistas de algumas secretarias municipais; e apoio de Newton Lima ao PT na sucessão ao Palácio Paranaguá em 2012. Com isso, Newton passa a ter como legítimo opositor o ex-prefeito Jabes Ribeiro (PP), que lucrará caso o governo não se recupere após esse esforço que envolve o PT.

As secretarias que deverão ser comandadas pelos petistas são a de Planejamento, que deverá ser ocupada pelo vereador Alisson Mendonça; Saúde, cujo titular será o médico Antônio Rabat, Projetos Estratégicos, Meio Ambiente e Comunicação, que ainda terão os nomes definidos, além de alguns cargos na secretaria de Educação.

Por Evandro Matos

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: