História

Ichu sedia neste final de semana o 5º Encontro da Família Carneiro

O evento da Família Carneiro começou no município de Pé de Serra, depois aconteceu durante dois anos em Riachão do Jacuipe, e agora chega à cidade de Ichu.

O município de Ichu, que pertencia a Riachão do Jacuipe, foi emancipado em 1963 e fica localizado numa região onde a família Carneiro é uma das mais tradicionais. Localizado próximo a Serrinha, foi lá onde os Carneiro dessa região se estabeleceram quando vieram de Portugal e Espanha, às margens do rio Tocós.

Segundo alguns pesquisadores, a família Carneiro é formada basicamente por Judeus da Espanha que viveram a era de ouro do Judaísmo durante a diáspora na península Ibérica. Conforme conta a tradição, a Espanha era abrigo para muitos judeus de vários lugares e foi o refúgio do judaísmo durante a diáspora. A Espanha era até tratada por muitos desses judeus, conhecidos como sefarad, como sendo sua própria casa e com um carinho especial, como sendo extensão de Jerusalém…

Mesmo assim, com a intolerância da Igreja Cristã, os judeus sefaradim oriundos de vários lugares, foram expulsos da Espanha para Portugal, alguns ainda retornaram para o norte do Marrocos, outros permaneceram em Portugal e sofreram o processo inquisitório do “Santo Oficio”… 

Mesmo sem status, tinham que provar o seu valor entre os cristãos. E como os judeus sempre foram excelentes navegadores e conhecedores de astros e pontos cardeais foram muito utilizados nas navegações portuguesas. Os que poderiam se misturar com o portugueses ficaram em Portugal…

Como os judeus tiveram seus bens confiscados pelo governo Espanhol e Português, era difícil sair do Brasil. Uma pequena parte, que conseguiu vender seus bens, fugiu para Nova Amsterdã (EUA). Mas a Grande maioria dos sefaradim foi para os Sertões e agrestes do Brasil, remontando assim o ambiente do Egito, onde, outrora, também éramos cativos.

Encontro de 2009

 

Em 2009, aconteceu o 4º Encontro no município de Riachão do Jacuipe, no período de 09 a 11 de janeiro. O foi na Praça Landulfo Alves, palco das grandes festas da cidade, a partir das 19 horas.

Com o lema “Não há futuro sem presente nem passado”, a festa contou com atrações regionais como Malvadinho do Forró; Beto Lima; Paulo e Messias; Amantes da Natureza; Tradição do Forró; Zelito; Itamar e Banda; Leidiane e Ivanelio; Traquinos do Forró; Antônio Maracujá, além de sambas de roda, causos e piadas.

Por Evandro Matos

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo