Meio Ambiente

Programa “Água para Todos” não atende necessidades de V. da Conquista

A propaganda do governo do Estado da Bahia afirma que “O ano de 2009 foi marcado como o ano da consolidação do programa Água para Todos”, entretanto a zona rural de Vitória da Conquista continua vivendo uma situação crítica no que se refere ao abastecimento de água. Esse problema afeta com maior ou menor gravidade todos os distritos do município.

Nas últimas sessões da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista realizadas no ano de 2009, os vereadores Luciano Gomes (PR) e Vivi Mendes (PT) reclamaram na tribuna livre da falta de água potável distritos citando os casos dos povoados de Capinal,  Periquito, Rancho Alegre, Juazeiro, Cachoeira dos Porcos e Lagoa Formosa I e II. 

 A situação é mais grave ocorre no distrito de Bate Pé (localizado 40 km de Vitória da Conquista), sertão conquistense. No ano passado e início desta ano, as chuvas foram insuficientes.

 A água encanada só chega até Bate Pé, os povoados que ficam depois da sede do distrito continua sem água tratada como Amargoso, Poço Comprido I, Poço Comprido II e Matinha. A implantação de um sistema de água tratada pela EMBASA reduziria os problemas não somente o cotidiano dos trabalhadores rurais mas também potencializaria economicamente as regiões. Já existe um estudo que apresenta a possibilidade de se trazer água tratada da Barragem de Anagé, mas não saiu ainda do papel. Na prática, a água ainda não é para todos!!!

Por Ramon Gusmão-Correspondente na Região Sudoeste

To Top
%d blogueiros gostam disto: