Nas últimas sessões da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista realizadas no ano de 2009, os vereadores Luciano Gomes (PR) e Vivi Mendes (PT) reclamaram na tribuna livre da falta de água potável distritos citando os casos dos povoados de Capinal, Periquito, Rancho Alegre, Juazeiro, Cachoeira dos Porcos e Lagoa Formosa I e II.
A situação é mais grave ocorre no distrito de Bate Pé (localizado 40 km de Vitória da Conquista), sertão conquistense. No ano passado e início desta ano, as chuvas foram insuficientes.
A água encanada só chega até Bate Pé, os povoados que ficam depois da sede do distrito continua sem água tratada como Amargoso, Poço Comprido I, Poço Comprido II e Matinha. A implantação de um sistema de água tratada pela EMBASA reduziria os problemas não somente o cotidiano dos trabalhadores rurais mas também potencializaria economicamente as regiões. Já existe um estudo que apresenta a possibilidade de se trazer água tratada da Barragem de Anagé, mas não saiu ainda do papel. Na prática, a água ainda não é para todos!!!
Por Ramon Gusmão-Correspondente na Região Sudoeste
