Economia

Conquista – Ampliação da CBB torna a BA o 2º produtor de bentonita do País

Com uma produção prevista para este ano de 84 mil toneladas de bentonita, o empreendimento vai transformar a Bahia no segundo maior produtor do Brasil, o que significará mais um passo para a consolidação do Estado no setor mineral.

 

A solenidade contou com a presença de representantes da Companhia Brasileira de Bentonita, os diretores João Lazzari (Administrativo) e Marcelo Valério Cezário (Operacional), do vice-presidente do Conselho da Süd-Chemie, Dr Hans Wernicke (que veio da Alemanha especialmente para o evento), da direção da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral – CBPM, Alexandre Brust e Rafael Avena Neto, do diretor-presidente da Geosol, João Luiz Nogueira de Carvalho, além do vice-prefeito de Vitória da Conquista, Ricardo Marques, e funcionários da CBB.

 

O ato marcou a ampliação da Companhia Brasileira de Bentonita, que se associou à Süd-Chemie – uma empresa alemã, líder na produção de bentonita no mundo. “Estamos melhorando o laboratório e toda a qualidade gerencial e pesquisando novas reservas minerais. Nos próximos anos seremos os principais fornecedores de bentonita do Brasil”, previu o vice-presidente do Conselho da Süd-Chemie, Dr. Hans Wernicke, que disse já terem sido feitos investimentos de R$ 30 milhões no empreendimento e que a produção deverá ser quadruplicada e terá uma vida útil de 40 anos.

De acordo com o diretor administrativo Roberto Lazzari, a CBB conta atualmente com 100 empregados diretos e 200 indiretos, para uma produção em 2010 de 7 mil toneladas/mês de bentonita. Cerca de 60 carretas transportam argila diariamente, sendo a produção escoada para a Vale do Rio Doce e a Samarco Mineração, em Vitória (ES). 

História

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral – CBPM pesquisou e descobriu um depósito de argila montmorilonítica (bentonita) com reservas da ordem de 3,6 milhões de toneladas. Em 2003, foi assinado com a Companhia Brasileira de Bentonita – CBB, localizada em Vitória da Conquista, um Contrato de Arrendamento para a exploração da jazida de bentonita, prevendo-se o pagamento à CBPM de royalties de 4% sobre a receita bruta de vendas do empreendimento.

A CBB iniciou as suas atividades em pesquisa na área de argilas bentoníticas em outubro de 2003 e entrou em operação industrial em agosto de 2007. Os estudos iniciais e ensaios de laboratórios, em matérias provenientes da Serra do Vital, já indicavam propriedades importantes, comparáveis aos observados em argilas comerciais utilizadas como referência.

           

Por Evandro Matos

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo