Saúde

Feira de Santana – Uefs lamenta a morte do professor Carloman Borges

Foi sepultado nesta quarta-feira (03) Carloman Carlos Borges, ex-professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), da Universidade Católica do Salvador (Ucsal – Escola de Engenharia, da qual foi fundador) e aposentado da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Ele fez Mestrado e Doutorado em Matemática na Universite de Montpellier II, França. Além de ser o primeiro Doutor em Matemática da Uefs, foi o primeiro coordenador da Área de Matemática.

Em 1986, fundou o Núcleo de Educação Matemática Omar Catunda (Nemoc) e foi responsável por mais de 145 artigos publicados pelo Folhetim de Educação Matemática. O professor Carloman criou o primeiro curso de Especialização em Educação Matemática da Bahia, contribuindo de forma significativa para a formação continuada de professores da região de Feira de Santana.

O professor é considerado um dos maiores incentivadores de alunos da Uefs para o ingresso em mestrados e doutorados no Brasil e no exterior. Diversos egressos do curso de Licenciatura em Matemática da Uefs atualmente são mestres e doutores em Matemática pela UFPE, Unicamp, USP e Universidade de Torino (Itália), dentre outras instituições.

Nos últimos anos, o professor Carloman Borges coordenou a Especialização em Educação Matemática da Uefs e escreveu artigos para o Folhetim de Educação Matemática. Para conhecer um pouco mais sobre a história do professor, recomenda-se a leitura de uma entrevista publicada no Caderno de Física da Uefs, em 2004, disponível no portal www.uefs.br.

Com informações da Ascom/Uefs

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: