Meio Ambiente

Final de semana de sol com chuvas fracas e isoladas na Bahia

O sol deve predominar na maior parte do estado durante o final de semana – desta sexta-feira a domingo (5 a 7), mas o calor e a alta umidade podem causar chuvas fracas em pontos isolados, de acordo previsão do Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá).

No Recôncavo, incluindo Salvador e região metropolitana, e no nordeste do estado, o céu deve ficar parcialmente nublado, com chuvas fracas e isoladas. Segundo a meteorologista Maryfrance Diniz, essas precipitações são ocasionadas pelo aumento da umidade em todo o litoral, vinda do Oceano, influenciada pelas Temperaturas da Superfície do Mar, que estão até 1,5° C mais quentes acima da média histórica.

Nas regiões norte, Chapada Diamantina, sudoeste e sul, é uma massa de ar quente e seco que, embora enfraquecida, deverá reduzir a nebulosidade nos próximos dias, provocando um céu parcialmente nublado a claro, com chuvas fracas e isoladas. Já nas regiões oeste e São Francisco, o calor e a umidade elevada, típicos da estação de verão, manterão o céu parcialmente nublado com chuvas fracas.

As temperaturas médias previstas para o final de semana devem variar entre 25°C e 28°C em todo o território baiano. As máximas de até 34°C devem ser registradas nas regiões norte, nordeste, oeste e São Francisco, enquanto as mínimas ficarão em torno de 20°C nas regiões da Chapada Diamantina e sudoeste. Para a região do Recôncavo baiano, incluindo Salvador e região metropolitana, as temperaturas devem oscilar entre mínima de 22°C e máxima de 33°C.

Os Índices de Radiação Ultravioletas (IUV’s) 13 e 14 previstos para o período fazem parte da categoria Extrema, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). “Uma das características da estação do verão são dias mais longos, o que indica maior incidência de radiação solar e, consequentemente, maior incidência de radiação ultravioleta. É recomendável cuidados com o tempo de exposição ao sol e o uso de protetor/filtro solar, bonés, óculos escuros e roupas leves, que atuam prevenção de danos à pele e aos olhos”, indica Diniz.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: