Educação

Redação do vestibular da Uefs abordou a internet e as relações pessoais

Candidatos que concorrem no vestibular da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) consideraram atual e reflexível o tema da prova de redação, aplicada neste domingo (7), primeiro dia.

A influência da internet nas relações pessoais “é um assunto presente no cotidiano”, afirmou Amanda Bastos, que disputa uma vaga em Enfermagem. “Acabamos por trocar o calor da convivência com os semelhantes em função da virtualidade da internet”.

Neste primeiro dia de vestibular, os candidatos responderam, além de redação, às provas de Português e língua estrangeira. Além do campus universitário, foram utilizados estabelecimentos escolares de diversos bairros de Feira de Santana. Amanhã (8), serão aplicadas as provas de História, Geografia e Matemática e, na terça, Química, Física e Biologia.

Sobre a abstenção neste primeiro de provas, o pró-reitor de Graduação da Uefs, Rubens Alves Pereira, afirmou que o índice de 29,03% está dentro do esperado. Conforme explicou, a Uefs é a última universidade da Bahia a realizar a prova, inclusive após a divulgação dos resultados de outras instituições. Ele acredita que a prova do concurso da Embasa, aplicada também neste domingo, pode ter influenciado na abstenção.

Sala de Espera

Mais uma vez, a Uefs ofereceu um espaço de lazer para os acompanhantes dos candidatos, uma iniciativa pioneira no país que ajuda a aliviar o nervosismo, principalmente de pessoas de outros municípios que não têm opção até o término da prova. Trata-se de um espaço de acolhida, descontração, diálogo e reflexão com oficinas, palestras, jogos e mostras de vídeos.

Francisneide de Jesus Albano, coordenadora do programa, salienta que alguns pais retornam quando trazem outros filhos para prestar o vestibular. O funcionário público Crispim Pinto da Silva acompanha a filha Ana Cláudia Queirós da Silva, concorrente a uma vaga no curso de Enfermagem “É a quarta vez que participo, gosto de jogar dominó”, acrescenta.

Este ano, a sala de espera tem a participação de pais de vários municípios baianos e até de outros estados, como Itabuna, Vitória da Conquista, Juazeiro, Itatim, Salvador, Seabra, Maragogipe, Coração de Maria, São Gonçalo, Conceição do Jacuípe, Amélia Rodrigues, Caculé, Água Fria, Ipirá e Aracaju, dentre outras.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: