Economia

TCM pode revê decisão que rejeitou as contas de 196 prefeituras e 94 câmaras

Os gestores podem recorrer das decisões e já houve provimento a dois pedidos de reconsideração em 2010, o da Prefeitura de Ubaitaba e o da Câmara de Mairi, rejeitadas inicialmente e que nesta semana tiveram o parecer alterado para aprovadas com ressalvas.

Em 2009, o TCM determinou o encaminhamento de 305 representações contra gestores ao Ministério Público, para as medidas cabíveis na área judicial, com a apuração de possíveis crimes contra a administração pública detectados pelo tribunal, através do julgamento de prestações de contas, termos de ocorrências e denúncias.

É crescente o índice de gestões reprovadas pelo TCM em relação ao exercício anterior, isso sem contar as 28 prefeituras e 17 câmaras que deixaram de prestar contas e que terão tomada de contas executadas por técnicos do tribunal, além das sete que enviaram a documentação com atraso e que serão julgadas pelo pleno agora em 2010.

Diferente do que havia sido divulgado anteriormente, apenas uma prefeitura (Feira de Santana) teve as contas aprovadas sem nenhuma ressalva no exercício de 2008, a exemplo do que ocorreu no exercício anterior.

Em relação às câmaras municipais, o número de contas aprovadas sem ressalvas este ano caiu de 18 para 14, enquanto que o de descentralizadas se manteve igual, apenas uma foi aprovada na íntegra.

Com informações do TCM

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo