“São épocas em que o fluxo de pessoas cresce muito”, afirma Janemeire Oliveira Santos, uma das coordenadoras do NEPPS – Núcleo de Educação Popular Permanente em Saúde da SESAU.
Tudo é feito em parceria com o NAPA – Núcleo de Apoio aos Portadores de AIDS de Alagoinhas. Danilo Geanconi, outro coordenador do NEPPS, disse que no inicio eram muitas as dificuldades, mas que do ano passado pra cá a situação melhorou bastante.
Agora eles possuem material educativo suficiente para atender toda a demanda e a logística para o trabalho também é outra, com seis profissionais e um veículo de apoio para transportar todo o material a ser distribuído
Com uma pesada mochila a tira colo o jovem Saul Torres estava ansioso para embarcar com destino a Salvador de onde só pretende voltar na quarta-feira de cinzas. Morador da cidade de Sátiro Dias o estudante passou pouco mais de vinte minutos na rodoviária de Alagoinhas quando foi abordado pelos agentes de Endemia da Secretária Municipal de Saúde.
Ele recebeu um folheto com orientações sobre a Dengue e também algumas camisinhas. Ele afirmou que “o trabalho dos agentes é fundamental para esclarecer as pessoas sobre as doenças sexualmente transmissíveis, já que nesta época do ano todos ficam com a libido à flor da pele”.
Moradora de Aramari, a caminho de Cipó, a estudante de Engenharia Liane Conceição disse que “é muito importante esclarecer as pessoas sobre os cuidados com a dengue, uma doença que se não for prevenida pode se transformar em epidemia e matar muita gente”.
