Cultura

Carnaval de Barreiras: o encontro do moderno com o tradicional

Com mais de vinte apresentações diárias, o carnaval de Barreiras tem atrações que credenciam a festa, como a mais quente do interior da Bahia.

As principais atrações são Fantasmão, Tatau, Jaú Peri, Som de BR, Gera Samba, Ragathony, Saia Elétrica, Motumbá e Tonho Matéria. A extensa programação conta também com os shows de Levada Louca, È xeque, Batida Baiana, Levanoiz, A Bronkka, entre outras.

O carnaval de Barreiras deste ano pode ser dividido em dois eixos, o primeiro composto pela predominância de blocos e trios, e o segundo eixo, chamado de Carnaval Cultural, em que destaca-se elementos dos Carnavais Antigos, com fanfarras, apresentações e marchinhas.

O primeiro eixo ocorre no chamado circuito Aguinaldo Pereira, que une as Avenidas Antônio Carlos Magalhães e Avenida Cleriston Andrade. Durante a noite o circuito tem ficado pequeno devido a multidão energética que se instala na localidade.

O segundo eixo, fica localizado na Praça  Landulpho Alves. Neste espaço, músicas dos carnavais antigos, bailes à fantasia e muita descontração estão fazendo parte das tardes e noites da cidade.

Circuito Aguinaldo Pereira

Aguinaldo Pereira foi um dos principais precursores do carnaval de rua em Barreiras. No ano de 1975, Aguinaldo adquiriu seu primeiro trio elétrico, batizado com o nome de Trio Cortesia e começou animar o carnaval no centro histórico da cidade.

O segundo trio, Aguinaldo Som Trio, levava a Banda Brilho e a Charanga do Eladio tornou-se uma das atrações mais esperadas do carnaval.

Por Ramon Gusmão – de Conquista

To Top
%d blogueiros gostam disto: