História

Carnaval de Camamu – 450 anos de história e folia

A tranqüilidade da Praia de Ilha Grande em Camamu (144 Km de Salvador) não foi abalada pela invasão das bandas que comandam a folia. Cerca de cinco mil pessoas entre turistas e nativos se divertem no “Camamu: 450 anos de História e Folia” patrocinado pela Bahiatursa, Prefeitura e Governo da Bahia.

A grande atração do carnaval ocorreu na tarde de domingo com o bloco As Vagabundas. Por onde passa o bloco arrasta adeptos de repente uma massa com cerca de mil homens vestidos com roupas de mulher se divertem aos de marchas tradicionais e músicas atuais de carnaval. “Não existe inscrição ou limite quem estiver na Ilha e consiga se vestir “a rigor” pode se unir As Vagabundas”. Explica a secretária municipal de Turismo Madalena Halmemschlager.

Desde sábado (13) as bandas Stilo, Embalasamba, Pagopanico, Stilo Musical, Central, Elite, Meu Desejo, Kebragueto e Tri Black se revezam no palco refrescado por brisa morna permanente. Terça-feira, ultimo dia de carnaval, a programação começa às 15 horas com previsão para encerrar a maia noite. De acordo com os organizadores a necessidade de maioria das pessoas retornarem para o trabalho na quarta-feira a tarde e o fato da festa acontecer numa ilha distante meia hora de barco do continente exige que a programação termine mais cedo na terça-feira gorda.

O município da Camamu está situado na Costa do Dendê tem uma população estimada em 34 mil habitantes que vivem basicamente da agricultura e Pesca. Tem a sua origem numa aldeia de índios tupiniquins, por uma missão de jesuítas, que em 1561. Chamava-se Aldeia de Nossa Senhora da Assunção de Macamamu. Em 1693 a aldeia se transformou em Vila, e cidade em 27 de junho de 1891, com o nome de Camamu.

É á terceira maior baía do Brasil que guarda um exuberante estuário onde estão a Ilha Grande, Ilha de Quiepe, Pedra Furada e muitas outras. A sua área urbana se destaca por um rico sitio histórico construído no estilo colonial. Se a noite as energias são consumidas na folia, durante o dia poderão ser repostas na Cachoeira das 7 Pancadas ou na Cascata do Acara. Melhor impossível.

Com informações da Agência A Tarde

To Top
%d blogueiros gostam disto: