Economia

Dívida dos brasileiros soma 555 bilhões

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira de cinzas (17), pela consultoria LCA, constatou que o brasileiro atingiu seu maior nível de endividamento, com débitos que somam o montante de R$ 555 bilhões.

Essa dívida, que representa 40% da renda anual da população do país, é contabilizada a partir das pendências com todas as modalidades de crédito e empréstimo disponíveis no mercado, entre elas o cheque especial, o financiamento por bancos, os empréstimos para aquisição de imóveis e veículos, o crédito consignado e, o preferido pela maioria dos brasileiros, o cartão de crédito.
 

A empresa revelou que, no caso do pagamento total dessas dívidas, se considerado a modalidade de empréstimo mais os juros embutidos no parcelamento, cada cidadão teria que disponibilizar cinco meses de seus ganhos. 

No ano anterior o mesmo estudo revelou que seriam necessários 4,3 meses de rendimentos, incluindo salários, aposentadorias e pensões para findar com os mesmos débitos. No último mês de 2009, no mesmo comparativo, eram precisos 4,8 meses, que foi considerado o maior tempo necessário para se quitar o total de débitos desde 2001, o início da série histórica da pesquisa.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: