Política

Teixeira de Freitas se despede do líder Francistônio Pinto

Francistônio Pinto, ex-prefeito de Teixeira de Freitas e ex-deputado federal, faleceu na tarde desta terça-feira (16), no hospital AC Camargo, em São Paulo/SP. Político foi enterrado nesta quinta-feira (18).

Na tarde desta quarta-feira (17), o corpo chegou à Teixeira de Freitas, onde foi velado no Ginásio Municipal de Esportes. Francistônio foi sepultado na manhã desta quinta-feira no Cemitério da Saudade. 

Durante todo o tempo de duração do velório, pessoas vindas de todos os lugares prestavam homenagens, populares, políticos, amigos, familiares, empresários e juízes. Os irmãos e filhos de Francistônio estiveram próximos ao caixão o tempo todo.

 O cortejo até o Cemitério foi feito com a proteção de uma viatura da Polícia Militar, o caixão foi transportado em um carro de bombeiros. Ao lado do caixão estava Anderson Pinto, filho de Francistônio, que estava visivelmente emocionado.

Uma longa fila de automóveis seguia atrás e, entre o carro de bombeiros e os automóveis, uma massa popular seguia a pé, lembrando os tempos do prefeito Francistônio e seus “Pé de Poeira”, gente simples que sempre o seguia em sinal de apoio.

Misturados aos populares estavam deputados, incluindo Uldurico Pinto, irmão de Francistônio, o ministro Geddel Vieira Lima, o ex-governador Paulo Souto, inúmeros prefeitos da região, vereadores e secretários municipais de diversas partes do extremo sul da Bahia.

Em vários pontos da cidade, populares pararam nas calçadas e aplaudiram. Assim foi até a chegada ao cemitério.

Francistônio Alves Pinto, 66 anos, pai de quatro filhos. Ficou viúvo em março de 1988, mesmo ano em que se tornou o segundo prefeito de Teixeira de Freitas. Ele foi um dos principais articuladores no processo de emancipação do município. Em 1999 foi eleito Deputado Federal. Em 2009 o político sofreu um duro golpe com a morte do seu filho mais velho, Tony Pinto, ex-prefeito de Ibirapuã. Tony morreu por afogamento aos 36 anos.

Informações do Sul Bahia News

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: