Política

Wagner destaca projetos logísticos para desenvolvimento da Bahia na AL

“Além de construir um dia a dia melhor para nossa gente, estamos projetando a Bahia do futuro, avançada, plural, democrática, cidadã e aberta ao mundo”, afirmou o governador Jaques Wagner durante o seu discurso na abertura dos trabalhos da Assembléia Legislativa nesta quinta-feira (18).

Ele apresentou aos deputados as ações do Governo do Estado realizadas em 2009 e as obras que estão em andamento em toda Bahia.

Segundo Wagner, os projetos visam reabilitar e dinamizar a infraestrutura econômica e logística da Bahia, envolvendo todas as regiões, descentralizando o progresso e reintegrando o estado com a economia nacional e global. Entre as obras que devem levar a Bahia ao desenvolvimento estão a Ferrovia de Integração Oeste-Leste, o Porto Sul e o Aeroporto Internacional de Ilhéus.

O governador disse que, para a ferrovia, já foram destinados pelo governo federal, por meio do Plano Nacional de Viação, R$ 4,5 bilhões. Com a construção da Oeste-Leste estão previstas a redução de custos do transporte de insumos e produtos diversos, o aumento da competitividade dos produtos do agronegócio e a possibilidade de implantação de novos pólos agroindustriais e de exploração de minérios.

A ferrovia vai do Tocantins ao Atlântico, passando pelo oeste baiano, nos municípios de Luis Eduardo Magalhães, Barreiras e São Desidério, atravessando o rio São Francisco, em Lapa, seguindo para Caetité, Chapada e BRs 116 e 101. O Porto Sul e o novo Aeroporto Internacional de Ilhéus também fazem parte do ciclo de desenvolvimento econômico.

To Top
%d blogueiros gostam disto: