Cultura

Projeto amplia folia até março

O Carnaval terminou na Quarta-feira de Cinzas com o famoso arrastão, mas a folia para baianos e turistas será esticada até março. Dando continuidade à maior festa de rua do mundo, a 3ª edição do projeto Espicha Verão, na Praia do Porto da Barra, vai prolongar a programação cultural da Cidade a partir da próxima semana, com apresentações musicais de grandes nomes do cenário nacional. Este ano, os shows serão nos dias 27 de fevereiro e 06 e 13 de março, e atrações como o grupo cubano Buena Vista Social Club e a cantora baiana Gal Costa já estão confirmadas.

O projeto foi idealizado há três anos pela Empresa Baiana de Turismo (Bahiatursa) e Secretaria do Turismo (Setur) e é  o último evento da alta estação de Salvador, se distinguindo do Carnaval por oferecer nos  três fins de semana pós folia, além de shows musicais, exposição de artesanato e de comidas típicas da Bahia.

Segundo a Bahiatursa, as homenagens este ano são para Dorival Caymmi, o Dia Internacional da Mulher e a América Latina.  Em 2009, aproximadamente 110 mil pessoas, sendo 22 mil só de turistas, prestigiaram os três finas de semana do projeto, que teve investimento de quase R$ 2 milhões.

Mais detalhes sobre o Espicha Verão serão revelados pela Bahiatursa em uma coletiva de imprensa, agendada para a próxima quarta-feira, às 9 horas, no Pelourinho Sat. A presidente da Bahiatursa, Emília Salvador, e representantes da comunidade, que irão organizar o evento, estarão presentes na ocasião.

Novidades – Em frente ao Forte Santa Maria será  montada uma praça, batizada de Praça das Artes, onde diversos artistas da Bahia pintam quadros com os temas da noite.

A novidade desta praça será a produção de Cerâmicas de Maragojipinho, além de exposição fotográfica em homenagem às mulheres que fazem sucesso no mundo do turismo. A outra novidade deste ano é o Cinema Itinerante, que ficará próximo ao Forte de Santa Maria, e fará a exibição de diversos filmes pelo telão de um caminhão. O iniciativa é uma parceria da Bahiatursa com a  a Petrobras e a escolha dos filmes também estará relacionada aos dos temas abordados na noite. O projeto também terá o Nas Ruas do Porto, que corresponde a um espaço onde diversas manifestações culturais vão interagir com o público. Grupos como o Zambiapunga, os Mascarados (Carnaval de Maragojipe), Filó (teatral), Ganhadeiras de Itapoã, Paruano Sai Milhó, Banda Didá e Banda do Habeas estarão presentes. 

Há ainda o Palco Flutuante. A expectativa para este ano é que o Buena Vista Social Club realize uma apresentação histórica. Já cantaram neste palco nomes nacionalmente conhecidos como Gal Costa, Luiz Melodia, Francis e Olívia Hime, Danilo Caymmi e Maria Creuza.

E o Palco Areia. Os shows não param e se intercalam com o palco montado no mar. Da areia o público vai curtir apresentações de Patrícia Costa, Aloísio Menezes, Noeme Bastos, Clécia Queiroz, Claudia Cunha, Juliana Ribeiro, Samba das Moças, Márcia Short, Sandra Simões, Paulinho Boca de Cantor, Orquestra de Fred Dantas, o Jazz da Rumpilezz, Gal do Beco, Carlinhos Cor das Águas, Banda DR, Neto Bala, dentre outros. Já na Praça Gastronômica, o tempero baiano poderá ser saboreado. Acarajés, beijus, sequilhos, sorvetes e outras iguarias da culinária da Bahia serão vendidos a preços populares.

Com informações da Tribuna da Bahia

To Top
%d blogueiros gostam disto: