Economia

S. Antônio de Jesus – Confecção muda a vida de profissionais baianas

Curso tem o objetivo de qualificar mão-de-obra local para suprir a escassez de costureiras no mercado da região.

O Núcleo de Confecção do Programa Empreender, iniciativa da Associação Comercial de Santo Antônio de Jesus,  em parceria com o Sebrae na Bahia , está contribuindo para mudar a vida da comunidade ao seu redor. Em novembro de 2009, o grupo empreendeu esforços para promover um curso de corte e costura para a mão-de-obra local. Vinte e quatro alunas, na faixa etária entre 20 e 50 anos, divididas em duas turmas, participam da capacitação, com duração de seis meses.

O principal objetivo da iniciativa é absorver os trabalhadores locais, capacitando-os para trabalhar no mercado de confecção. Ao final do curso, os alunos receberão um diploma e terão a chance de serem contratados pelas empresas do Núcleo de Confecção.

A artesã Maria Elza Bispo afirma ter encontrado no curso uma oportunidade para buscar uma nova fonte de renda. “Eu já trabalho com tecidos, fazendo bonecas e chaveiros. Mas, aprendi muitas técnicas importantes, que vão contribuir significativamente para minha profissão, como, por exemplo, o reaproveitamento de tecidos”, diz. Com um mês de curso, Maria Elza já coloca em prática o que aprendeu. “Estou desenvolvendo alguns produtos a partir dos ensinamentos do curso”, complementa.

A aluna Ana Lúcia dos Santos está entusiasmada com o curso. Para ela, a capacitação vai trazer muitos benefícios à sua vida profissional. “Sem dúvida, haverá um aumento significativo na minha renda”, prevê. Ana Lúcia trabalhava como empregada doméstica em Salvador e diz que passou por muitas dificuldades financeiras.

Em 2007, por motivos pessoais, retornou a Santo Antônio de Jesus. “As coisas não estavam nada bem até que surgiu a oportunidade de fazer esse curso. Veio no momento certo”, comemora. Para o futuro, Ana espera o melhor. “Pretendo trabalhar na indústria de confecção e, mais tarde, quem sabe possa abrir o meu próprio negócio”, acredita.

No curso, os alunos aprendem diversas técnicas de corte e costura e a manusear as máquinas. A programação oferece também dicas de como reaproveitar tecidos, evitando desperdícios e promovendo um incremento na renda.

Grande demanda

De acordo com a consultora do Programa Empreender, da Associação Comercial de Santo Antônio de Jesus, Zaiara Reis, a primeira turma serviu de motivação para que as empresárias dessem continuidade ao projeto. “Estamos com uma grande demanda pelo curso. Por isso, já abrimos lista de reservas para próximas turmas, que devem começar ainda este mês”, informa.

Um dos motivos que levou o Núcleo de Confecção a desenvolver o projeto foi a percepção do crescimento do mercado local e a necessidade de se obter mão-de-obra qualificada para aumentar a produção. “É uma forma de atender a uma necessidade social e de aquecer o mercado de confecção”, explica a empresária Maria Conceição, da Shalon Fardamentos. Maria conta  que a busca pelo curso é cada vez maior. “Isso demonstra que temos pessoas que querem trabalhar. Só é preciso fornecer as ferramentas necessárias para tal”, diz.

O Sebrae atua junto ao Núcleo de Confecção fornecendo orientações nas questões relativas à gestão, empreendedorismo e disseminação dos conceitos de associativismo. O grupo integra reúne empresas do município de Santo Antônio de Jesus: Dijana, Duckfeet, Joflan Confecções, Loja das Fardas, Lu Kamisetas, Lua e Mel, RR Confecções, Saj Fardamentos, Sensual Confecções, Shalon Fardamentos e Zolper Fashion.

Uma grande ação desenvolvida pelo grupo foi a criação da marca única Bahia Vest, que comercializa produtos via internet, através do site Bahiavest.

Informações da Agência Sebrae

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: