Esporte

Vasco e Botafogo fazem primeira decisão do ano no Rio

As duas equipes deixaram seus rivais para trás, mas agora brigam para decidir qual será a campeã da Taça Guanabara, garantindo vaga na final do estadual.

O campeão da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, será conhecido neste domingo, às 17 horas (de Brasília), quando Vasco e Botafogo se enfrentam no Maracanã, no Rio de Janeiro. O time de São Januário, que eliminou nos pênaltis o Fluminense nas semifinais, após empate sem gols no tempo normal, chega como favorito, pois fez a melhor campanha da fase de classificação, quando massacrou o próprio Botafogo por 6 a 0. Além disso, o time de São Januário tem melhores valores individuais que o rival.

Se o Vasco se agarra no presente, a principal aposta do Botafogo é o histórico, seja recente ou mais antigo. O time de General Severiano jamais perdeu uma decisão para o rival e na última vez que se enfrentaram em uma final de Taça Guanabara, os botafoguenses fizeram 1 a 0, em 1997, gol do ex-zagueiro Gonçalves.

Além disso, o desempenho do Botafogo, que luta pelo bicampeonato, tem sido impressionante. O clube esteve presente nas últimas nove finais consecutivas possíveis do estado, contando Taça Guanabara, Taça Rio e o próprio Estadual. Nas semifinais deste ano o clube alvinegro eliminou o Flamengo com um triunfo, de virada, por 2 a 1.

O equilíbrio nas chances das duas equipes deixa seus treinadores bem confiantes. Tanto o vascaíno Vágner Mancini, como o botafoguense Joel Santana, apostam que deixam o Maracanã com o título no próximo domingo.

“O Vasco teve uma semana de preparação digna de um time que pretende conquistar o título. Respeitamos muito o Botafogo e os seus jogadores, mas desde que começamos a nossa pré-temporada, nos primeiros dias de janeiro, nos programamos para ganhar essa taça e apenas isso vai nos satisfazer neste jogo”, afirmou Mancini.

Joel Santana não começou a pré-temporada com o Botafogo e chegou ao time justamente depois da demissão de Estevam Soares por causa dos 6 a 0 sofridos diante do Vasco. Mesmo assim, ele alerta que chegou a General Severiano para ser campeão.

“Não cheguei ao Botafogo para ser vice. Meu negócio é ser campeão. Desde que fui contratado comecei a trabalhar o grupo no sentido de buscar uma evolução e chegar a essa decisão de domingo. Depois que ganhamos do Flamengo falei com os jogadores para esquecerem aquele duelo e focarem no Vasco. Só trabalhamos com a hipótese de título, apesar de sabermos da grandeza do Vasco e da qualidade de seus jogadores”, disse Joel.

O espírito de decisão mexe também com os jogadores dos dois times. Neste cenário existe a clara preocupação em não dar armas ao inimigo. No Vasco, por exemplo, a ordem é esquecer completamente a goleada aplicada nos botafoguenses na fase de classificação. Os cruzmaltinos não querem que os 6 a 0 sirva de estímulo para o adversário.

“O Botafogo eliminou o Flamengo, que conta com grandes jogadores, e chegou a esta decisão com méritos. O time deles é muito diferente daquele que goleamos e por isso mesmo temos que esperar uma realidade completamente diferente na partida de domingo. Como toda decisão nós esperamos um confronto muito equilibrado, com o ganhador sendo conhecido nos detalhes. Vai vencer no domingo quem errar o menos possível”, disse o lateral-direito Elder Granja.

Se o Vasco espera um rival bem diferente do que enfrentou no dia da goleada pode estar certo disso. Pelo menos no discurso dos botafoguenses, que apostam na evolução da equipe para serem campeões.

“O Botafogo mudou muito de lá para cá e estamos evoluindo a cada partida. O Joel Santana nos ajudou muito e nós estamos aos poucos recuperando a confiança dos torcedores. Vamos trabalhar neste momento pensando apenas na conquista deste título”, afirmou o goleiro Jéfferson.

Na escalação das duas equipes pensamentos parecidos e ninguém pretende fazer mudanças em relação aos escalados nas semifinais. Os dois treinadores repetirão os times que atuaram na partida anterior.

Com informações da Espnbrasil

To Top
%d blogueiros gostam disto: