Cultura

Cinema amador avança no sudoeste da Bahia

Foi lançado nesta semana na Igreja Shekinah em Itapetinga o longa-metragem “Entre o céu e a terra”. A história do filme desenrola-se em empresas de propriedade de Antonio Gonzalez (interpretado por Antonio Maciel), um empresário ambicioso que “vendeu a alma ao Diabo” para alcançar seus objetivos pessoais.

A ambição do personagem era tão grande que passava para trás muita gente, com golpes uma atrás do outro. Dono de uma loja de revenda de veículos, Antônio comprava veículos abaixo do preço, emprestava dinheiro a juros e causava muitos prejuízos a outros indivíduos. A mensagem religiosa realiza uma reflexão sobre a idolatria ao dinheiro. 

Em Vitória da Conquista o destaque é para as obras cinematográficas de Tonis Lima, mais conhecido como Gaguinho, que já produziu diversos filmes acerca da realidade da zonas rurais da região sudoeste como “Por Amor”, “ O Romance de Tonis Lima”, “Tonis-  O defensor da fauna”, “Vozes da Cidadania”, entre outros. 

A fama do cineasta na cidade fez com que ele fosse chamado para trabalhar na Resenha Geral, o programa mais ouvido em Conquista, que é apresentado pelo racialista Herzem Gusmão. Na Resenha Gaguinho tem participações especias na área de humor.

Em Vitória da Conquista, terra de Glauber Rocha já existem discussões avançadas para a implantação do curso de Cinema na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). A implantação do curso depende apenas de alguns tramites  burocráticos.

Por Ramon Gusmão – Correspondente na Região Sudoeste

To Top
%d blogueiros gostam disto: