Economia

Programa qualificará indígenas da Costa do Descobrimento

O Programa Trilha / Jovens baianos terá a função de preparar jovens indígenas para entrarem no mercado de trabalho. Auxílio de R$ 65,00 também será concedido.

Nesta sexta-feira, 26, a partir das 17 horas, acontecerá no Centro Cultural do Comércio Indígena Pataxó de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, o lançamento do Projeto “Juventude Pataxó – Inclusão Sócio-Produtiva de Jovens Baianos da Etnia Pataxó da Costa do Descobrimento”.

Além dos cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Projeto, os jovens atendidos também serão beneficiados por uma Bolsa Auxílio de R$ 65,00 (sessenta e cinco reais), durante dez meses, recebida diretamente em qualquer agência do Banco do Brasil.

Demanda

A qualificação profissional de jovens indígenas é a realização de um antigo sonho das Aldeias Pataxó de Coroa Vermelha e Aldeia Velha. Por estarem numa região turística, estes jovens encontram grande dificuldade no ingresso ao mercado de trabalho, por falta de qualificação profissional.

Segundo estimativas da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), de 2008, aproximadamente 25% do contingente populacional das comunidades indígenas de Coroa Vermelha e Aldeia Velha é formado por jovens na faixa etária que será atendida pelo Projeto.

Programa

Trata-se de um conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento da população juvenil, com foco na segurança alimentar, escola, família e comunidade. Visa potencializar o conhecimento do jovem em ações de caráter social e profissional, possibilitando sua atuação como agente promotor de cidadania e desenvolvimento. O programa é destinado a jovens em situação de vulnerabilidade social e de famílias cuja renda per capita não ultrapasse a meio salário mínimo. Dentre esse público estão pré-assentados, acampados, filhos de pequenos produtores rurais, negros e de comunidades tradicionais indígenas, quilombolas, de terreiros e ribeirinhos.

Informações do Jornal O Sollo

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: