No atual estágio do processo que poderá definir o rumo político de Cansanção, existe um fato bastante curioso, ao contrário do que muitos na cidade chegaram a imaginar. O que está sendo votado ainda não é o processo final que irá decidir se o prefeito eleito Jarbas Andrade volta ou se haverá novas eleições, o que está sendo votado no TRE-BA é uma preliminar que decidirá se a coligação do candidato derrotado Ranulfo Gomes tem ou não o direito de entrar com processo contra Jarbas Andrade.
Atualmente, a votação está empatada, com dois votos a favor de Jarbas e dois a favor de Ranulfo. Caso a votação desta quinta-feira (25) seja favorável a Ranulfo, o processo que irá deferir ou indeferir o Registro de Candidatura de Jarbas irá para votação. Caso a votação seja favorável a Jarbas, o processo será extinto e o mesmo poderá retornar imediatamente ao cargo, sendo que ainda caberá recurso.
Desde Fevereiro de 2009 que o município de Cansanção é administrado pelo presidente da Câmara Rivaldo Pereira, que permanecerá no cargo até uma decisão da justiça a respeito do deferimento ou indeferimento de Registro de Candidatura do prefeito eleito.
Por conta dessa indefinição, a população do municipio de Cansanção vive mais um dia de tensão nesta quinta, com os olhos voltados para a votação que deve acontecer em Salvador. No TRE, além dos advogados de Ranulfo e ele próprio, os partidários de Jarbas, como a supersecretária Marluce e advogados, também acompanham a votação do processo de perto.
Por Evandro Matos
