Economia

São Desidério é sede da 1ª termelétrica do Brasil movida à biomassa

A Sykué Bioenergya Eletricidade, situada a 120 km da sede de São Desidério, é a primeira usina termelétrica do Brasil a produzir eletricidade a partir da queima do capim elefante.

Com capacidade para gerar 30mw por hora – quantidade suficiente para atender a uma cidade de 30 mil habitantes – a primeira usina entra em operação em fevereiro de 2010. Segundo o diretor geral, Norbertino Morais, a região de São Desidério foi escolhida observando características importantes. “O grupo empreendedor decidiu implantar a empresa na região nordeste. São Desidério tem área próxima de rede, é plana e produz bem a matéria prima que é o capim”.

O sistema de integração e compensação da rede de distribuição permite que a usina abasteça várias regiões do Brasil. A energia produzida será entregue a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e em seguida será comercializada. Parte da produção está garantida para o Grupo Pão de Açúcar.

Até fevereiro, quatro mil hectares foram plantados com o capim elefante, quantidade suficiente para abastecer uma usina. A unidade possui 107 funcionários fixos e cerca de 200 sazonais, contratados no período de plantio e de colheita. Até 2014 a Sykué pretende construir quatro usinas, totalizando 120mw/hora.

Informações do Jornal Nova Fronteira

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: