Meio Ambiente

INGÁ prevê fim de semana de céu encoberto e alerta para risco de radiação

Há possibilidade de chuvas em todo o Estado. O sol deve aparecer na faixa litorânea das regiões Sul e Recôncavo, incluindo Salvador e região Metropolitana, durante este fim de semana, desta sexta-feira (26) a domingo (28), mas deve ficar entre nuvens e com a possibilidade de ocorrência de chuvas fracas e isoladas.

Mesmo com o céu encoberto nessas regiões os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) previstos para o período devem permanecer entre 13 e 14, considerados da categoria Extrema pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A previsão foi divulgada nesta quinta-feira (25) pelo Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ).

O meteorologista do INGÁ, Ricardo Rodrigues, explica que os IUV’s Extremos são decorrentes da estação do verão, que tem como característica os dias mais longos, o que indica maior incidência de radiação solar e, consequentemente, maior incidência de radiação ultravioleta.

“Em toda a Bahia, incluindo a capital, os Índices de Radiação Ultravioleta previstos para o período devem permanecer 13 e 14, que fazem parte da categoria Extrema segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Por isso, é importante lembrar os cuidados com o tempo de exposição ao sol juntamente com o uso de protetor/filtro solar, bonés, óculos escuros e roupas leves, fundamentais na prevenção de danos à pele e aos olhos”, indica.

Sobre as chuvas

Em relação às chuvas previstas para o litoral Sul e Recôncavo, incluindo a capital, o meteorologista pontua que as condições do tempo nessas regiões estão influenciadas pelas Temperaturas da Superfície do Mar, que se encontra com valores de até 1,5 ºC mais quentes do que a média histórica, valor comum à estação do verão.

Nas regiões Norte, Nordeste e Chapada Diamantina, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas moderadas a fracas. “A massa de ar quente e seco que atuou nos últimos dias sobre parte da Bahia perde força. Essa condição deverá favorecer o aumento da nebulosidade nessas localidades”, acrescenta o meteorologista.

Já para as regiões Oeste e São Francisco é a umidade vinda da Amazônia e as altas temperaturas que deixarão o céu com muitas nuvens e chuvas, que poderão ocorrer a qualquer hora. Na região Sudoeste e nas demais áreas das regiões do Recôncavo e Sul, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro com possibilidades de chuvas fracas em áreas isoladas.

As temperaturas mais elevadas, com máximas que devem variar entre 32°C e 35°C, estão previstas para as regiões Oeste, São Francisco, Norte e Nordeste. As temperaturas mais amenas, com mínimas podendo chegar aos 20°C, devem ser registradas nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste.

To Top
%d blogueiros gostam disto: