Meio Ambiente

Terremoto mata 147 no Chile e põe Havaí sob alerta de tsunami

O terremoto de 8,8 graus de magnitude na escala Richter que atingiu o Chile neste sábado – matando ao menos 147 pessoas – provocou um tsunami no oceano Pacífico que chegará ao Havaí por volta das 18h de Brasília, informou a Administração Nacional de Atmosfera e Oceanos (NOAA, na sigla em inglês).

Charles McCreery, diretor do Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, não soube precisar o tamanho da onda gigante, mas disse que deve ser a maior a atingir o Havaí desde 1964.

Moradores da ilha foram acordados com o barulho de sirenes de alerta. Um aviso de tsunami foi divulgado para todo o Havaí. Embarcações e a população local foram retirados da área costeira. O aeroporto internacional de Hillo, ao longo da costa, também foi fechado.

As sirenes devem ser acionadas novamente três horas antes da chegada do tsunami.

“Se você ainda está em uma área de retirada, policiais ou voluntários irão instrui-lo a sair. Orientações também serão dadas no rádio ou na TV”, disse Shelly Ichishita, da defesa civil.

Após serem retirados das áreas costeiras, os turistas serão levados para áreas mais altas.

Preocupados com a chegada da onda gigante, moradores fizeram fila para comprar água potável, comida enlatada e pilhas. Longas filas também se formaram em postos de gasolina.

Mais ondas

Na localidade chilena de Talcahuano foram registradas ondas de 2,3 metros de altura. Em Coquimbo e Valparaíso foram medidas ondas de 1,3 metro de altura.

Na chilena Ilha de Páscoa e nas equatorianas Ilhas Galápagos, as ondas superaram 3 metros.

Um alerta de tsunami também foi divulgado para Guam, Samoa, Samoa Americana e dezenas de outras ilhas do Pacífico. Um alerta de menor intensidade também está em vigor para a costa dos Estados da Califórnia e British Columbia (EUA) e para o Alaska.

Grandes ondas também devem atingir a Ásia, a Austrália e a Nova Zelândia nas próximas 24 horas. Um tsunami pode se movimentar a até 965 km/h, segundo Jenifer Rhoades, do Serviço Nacional de Meteorologia de Washington, D.C (EUA).

Destruição

Algumas nações do Pacífico que estão em alerta foram atingidas pelo tsunami do ano passado. Em 29 de setembro, um tremor de 8,3 graus matou 34 na Samoa Americana, 183 na Samoa e nove em Tonga. Segundo cientistas, a onda chegou a 14 metros de altura.

Em 1960, um tsunami ocorrido após um tremor de 9,5 graus no Chile – o pior já regsitrado – matou 140 pessoas no Japão, 61 no Havaí e 32 nas Filipinas. O tsunami tinha cerca de quatro metros de altura, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão.

Segundo a rede japonesa NHK, que cita especialistas em terremotos, o tsunami deve atingir o Japão em cerca de 22 horas.

Um tsunami de 28 centímetros foi registrado após um tremor de 8,4 graus no Chile em 2001.

A Agência Meteorológica informou que ainda investiga o risco de um tsunami no Japão, e não divulgou um alerta formal ao longo da costa.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: