Meio Ambiente

Passarela liga Santa Maria da Vitória a São Félix do Coribe

Os moradores dos municípios de Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe, na região oeste do estado, agora podem fazer a travessia entre as duas cidades pela passarela sobre o Rio Corrente, inaugurada na noite deste sábado (27).

A inauguração, muito comemorada, contou com a presença do governador Jaques Wagner, além de secretários de estado, deputados, 21 prefeitos de diversas regiões da Bahia e a população local.

O trajeto, antes feito em embarcações precárias, agora é realizado com toda segurança pela passarela com 109 metros e iluminação cênica com variação de cores por determinado período de tempo. O projeto apresenta um jogo de luzes operado por computador, que utiliza luminárias modernas e emissores de luz do tipo LED, de alta potência, distribuídos em 42 projetores especiais.

O governador Jaques Wagner ressaltou a funcionalidade do equipamento urbano construído entre as cidades. “A passarela além de ter muita utilidade, é linda, eu mesmo nunca vi uma tão bonita em toda a Bahia, por isso vai aumentar e muito a auto-estima da população aqui da região, já que a cidade em que a gente mora é a nossa segunda casa”, declarou. Ele assegurou que outras melhorias serão feitas nas duas cidades, entre elas, a construção de cais nas duas extremidades da passarela.

Atração turística

“É um privilégio incalculável pra nós moradores de toda a região, nós estamos felizes demais”, comentou a professora Simone Lima. Já a aposentada de 62 anos, Cecília Sirineu, explicou como a obra vai mudar a vida dos moradores. “Essa passarela é uma maravilha, melhorou o transporte, as pessoas estão mais felizes, eu estou adorando, é um presente para os santa-marienses”, declarou.

A obra foi realizada com recursos da ordem de R$7 milhões do Ministério das Cidades, e a iluminação cênica é de responsabilidade do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Foram gerados 180 empregos diretos durante a construção da passarela, que tem cerca de 460 toneladas e beneficia uma população de mais de 50 mil pessoas da região.

Durante o evento, o secretário de Infraestrutura, João Leão, recebeu o título de cidadão de Santa Maria da Vitória. Ele explicou os benefícios do equipamento para os habitantes da região. “A obra é um cartão postal e vai incluir Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe no roteiro turístico da Bahia. Além disso, os aposentados e pensionistas que antes tinham que percorrer 5,5 quilômetros para chegar à sede da previdência e ao banco, que ficam um de cada lado, e buscar seu benefício, agora só precisarão atravessar a passarela”, pontuou o secretário.

Da Agecom

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: