Meio Ambiente

Feira de Santana – Governo debate com os trabalhadores rurais

O Governo Municipal deu início na tarde desta segunda-feira (01) às discussões com os trabalhadores rurais acampados no estacionamento do Paço Municipal Maria Quitéria, localizado no início da Avenida Getúlio Vargas. O acampamento teve início hoje e segue até esta quarta-feira (03).

Uma comissão formada por membros do movimento foi recebida pelo chefe de Gabinete, Milton Brito, e pelo secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes.

A comissão entregou aos membros do Governo Municipal uma pauta de reivindicação, contendo 16 itens. Dentre eles: construção de cisternas, ampliação do programa de distribuição de sementes, aumento do tempo de serviço dos tratores e proposta de emenda ao orçamento para 2010.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conceição Borges, solicitou, ainda, que a Prefeitura articule uma audiência pública envolvendo todos os entes da Federação (Governo Federal, Governo Estadual e Governo Municipal) no sentido de discutir a zona rural em Feira de Santana.

“Vamos aguardar uma resposta até esta quarta-feira, último dia de nosso acampamento. Sabemos que a Prefeitura não pode arcar sozinha com tudo. Esse é um problema que deve ser compartilhado por todos”, reconheceu Conceição Borges.

Durante o encontro, a representante do Fórum Territorial da Economia Solidária, Maria da Paixão, também solicitou apoio da Prefeitura para a II Conferência sobre o tema que deve ocorrer entre os dias 25 e 26 de março.

O secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, explanou sobre alguns projetos já em andamento, que prezam por melhorias no campo. Ele disse, ainda, que 90 por cento da pauta de reivindicação apresentada já tem projetos em andamento. “Estamos com dois grandes projetos em curso, que sozinhos irão levar água a mais de 3 mil famílias da zona rural”, disse.

O chefe de Gabinete, Milton Brito, comprometeu-se com os membros da comissão de encaminhar todas as reivindicações ao prefeito Tarcízio Pimenta. Participaram da reunião representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do Fórum Territorial de Economia Solidária, CUT Bahia e CUT Nacional, Centro de Apoio de Trabalhadores Rurais/Pólo Sindical de Feira de Santana e Coletivo de Mulheres de Feira de Santana.

To Top
%d blogueiros gostam disto: