Economia

Pernambuco concentra 63% dos empréstimos do BNDES para o NE

Segundo números levantados pelo deputado estadual Carlos Gaban (DEM), a Bahia, que sempre ficou com 50% do que era liberado para a região pela instituição financeira, em 2009 só alcançou minguados 13,3%. Pernambuco ultrapassou a casa dos 63%.

“Com aumento de 189% no crédito do BNDES, o Nordeste foi a região que mais ampliou a sua participação no total de recursos liberados pela instituição financeira em 2009, num total de R$ 22 bilhões. Mas a Bahia não teve projeto e só conseguiu minguados 13,3% desse montante”, salientou o democrata.

De acordo com o deputado, se analisados os empréstimos do BNDES para projetos de indústria e infraestrutura em todo o país, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco ficaram em R$73,9 bilhões, o que corresponde a mais de 54% do total liberado pela instituição para investimentos.

“Rondônia, Roraima, Piauí, Pernambuco e Sergipe foram nesta ordem os cinco estados que mais ampliaram os empréstimos na carteira do BNDES em 2009, posição que demonstra prestígio político e técnico por disponibilizar projetos viáveis financeiramente“, disse Gaban.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo