Educação

Médicos formados pela Uefs entre os melhores em avaliações nacionais

Coordenador acredita que proposta inovadora do curso se mostra competente. Foi o melhor desempenho do norte-nordeste brasileiro no Enade.

A primeira turma do curso de medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), que colou grau em 30 de janeiro de 2010, alcançou bom desempenho na prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e do Concurso Unificado do SUS para a Residência Médica na Bahia.

Segundo o coordenador do Colegiado de Medicina da Uefs, Cesar Oliveira, o curso obteve o melhor desempenho do norte-nordeste do Enade e a primeira turma conquistou, até o momento, 75% de aprovação para a Residência Médica. Dos 22 médicos formados, 17 já foram aprovados.

“A Residência Médica garante a especialização do médico; a prova é mais concorrida e difícil que o vestibular. Chamo a atenção que os médicos desta primeira turma concorreram com todos os alunos da Bahia e de outros os estados, inclusive de instituições tradicionais”, salientou.

Para Cesar Oliveira, isso significa que a proposta pedagógica inovadora do curso de Medicina é competente e adequada. “A metodologia promove uma formação mais humanista do médico, estimula desde cedo a inserção na comunidade, o convívio com ações sociais. Além disso, trabalha a comunicação para facilitar o diálogo com o paciente”.

O representante da turma, Matheus Santana do Rosário, que é natural de Salvador, pretende atuar em Feira de Santana depois de concluir a Residência Médica. “Nós esperamos o reconhecimento da sociedade. Acreditamos que podemos contribuir, salvando vidas e fazendo um atendimento mais humanizado, em contato maior com o paciente e com os demais profissionais de saúde, conforme a metodologia do nosso curso”, enfatizou.

Ascom/Uefs

To Top
%d blogueiros gostam disto: