Educação

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Conquista divulga release com erro de português

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Vitória da Conquista, divulgou release na última sexta-feira (05 de março) com erro gramatical no site oficial da instituição (www.pmvc.com.br) . O pequeno erro que se encontra no título do release, pode ter sido fruto da desatenção do redator, ou falha no processo de revisão do texto.

O referido release possui o seguinte título: “Artesão do GEP expõem no foyer da ADTR”. De acordo com as regras gramaticais vigentes no português,  a palavra “artesão” deveria ser substituída pela palavra “artesãos”.

Veja um exemplo de período em que não ocorre erros de concordância verbo-nominal. “Integrantes do Projeto Autismo expõem suas obras no IPq”  A frase anterior possui uma formatação semelhante dos elementos gramaticais ao do release da prefeitura. Ela foi extraída do seguinte endereço eletrônico:

http://www4.usp.br/index.php/institucional/18384-integrantes-do-projeto-autismo-expoem-suas-obras-no-ipq

A leitura do texto aponta para o uso do plural no título, a medida que exemplifica a participação de dois artesãos em uma exposição que está ocorrendo na Agência de Desenvolvimento Trabalho e Renda (ADTR) em Vitória da Conquista-BA. O erro identificado na noite desta sexta-feira ainda não foi corrigido até a publicação desta matéria,  início da tarde deste sábado (06) 

Vale lembrar que os jornais impressos, portais de notícias não estão isentos de cometer esses pequenos equívocos. O maior problema, é que parte expressiva da população que tenha lido o release pode não ter identificado o erro, devido a pouca prática de leitura no cotidiano.

Os plurais “artesãos” e “artesões”

Cuidado com os plurais “artesãos” e “artesões”, pois eles não significam a mesma coisa.

  • “Artesãos” é o plural de “artesão”, o artista.
  • “Artesões” é o plural de “artesão”, o enfeite de abóbada.

Assim sendo, “Os artesões da igreja foram produzidos por artesãos pernambucanos”.      

      

Por Ramon Gusmão-Correspondente na Região Sudoeste

To Top
%d blogueiros gostam disto: