Saúde

Começa Segunda a vacinação contra a gripe A

O secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, lança na próxima segunda-feira (8), às 8h, no Hospital Octávio Mangabeira, no Pau Miúdo, a campanha de vacinação contra a Influenza A (H1N1). A primeira etapa de imunização, que segue até o dia 19 de março, terá como público alvo os trabalhadores de serviços de saúde e a população indígena. Serão 3502 salas de vacina, distribuídas em todos os municípios baianos que atenderão cerca de 170 mil pessoas.

As 161 mil doses da vacina, enviadas pelo Ministério da Saúde, já estão sendo distribuídas para os municípios, responsáveis pela operacionalização da vacinação. No caso da população indígena, a operacionalização está sob a responsabilidade da Fundação Nacional de Saúde – Funasa. “Mais doses da vacina chegarão nos próximos dias, a fim de atender toda a população alvo”, explica Fátima Guirra, coordenadora do Programa Estadual de Imunização.

De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da campanha é reduzir o risco de expansão e transmissão do vírus, que, segundo a Organização Mundial de Saúde, já circula em 209 países. A proposta é vacinar os trabalhadores de saúde, de forma a garantir que esses profissionais estejam em condições favoráveis para atender às pessoas que venham a adoecer, além de imunizar grupos da população selecionados em razão do maior risco de adoecer e ter complicações decorrentes da doença.

Para garantir que todos os profissionais de saúde sejam vacinados contra a Influenza A (H1N1), as doses serão disponibilizadas em todas as unidades municipais de saúde. Profissionais lotados em hospitais de grande porte terão acesso às vacinas no próprio local de trabalho.

Em 2009, na Bahia, foram notificados 1.370 casos de Influenza A, sendo 243 confirmados, com 14 óbitos. Este ano, não houve, até agora, confirmação de casos no estado.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: