Meio Ambiente

Itabuna- Poluição do Rio Cachoeira atinge níveis alarmantes

A quantidade de esgoto que é despejada diariamente no Rio Cachoeira, em Itabuna, tem atingido níveis alarmantes. O rio tem servido para o despejo de esgoto residencial como também para o esgoto de indústrias de pequeno porte. Somado a isso, pessoas jogam lixos e objetos diretamente no rio.

As águas claras do passado, foi substituída por uma tonalidade marrom escuro, os peixes e pássaros que povoavam o rio estão desaparecendo gradativamente. Convém notar que os peixes que conseguem sobreviver no rio ficam impróprios para o consumo, o que não tem impedido a atividade da pesca de alguns indivíduos. 

As margens do rio estão servindo para a reprodução de baratas e ratos, aumentando o risco de doenças transmitidas por esses animais para a população do município.

 Em certos trechos a poluição atinge níveis mais elevados, o que impede a visibilidade de qualquer objeto a uma profundidade de apenas 30 cm. O forte odor exalado pela água tem incomodado moradores de bairros da cidade, como é o caso dos bairros Conceição e Fátima.

A limpeza do rio pode ser realizada através de ações de diversos orgãos do governo municipal, estadual e federal. Parcerias público-privadas podem atenuar o problema de poluição do rio. Vale lembrar também que a organização de multirões pode reduzir os níveis alarmantes de poluição do rio. A educação ambiental da população é outra questão fundamental para ser desenvolvida nesses casos.

Por Ramon Gusmão

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

To Top
%d blogueiros gostam disto: