História

Paulo Afonso – Livros e ex-cangaceiros marcam Seminário sobre Maria Bonita

Este último reúne textos de vários autores, apresentados durante o I Seminário, em março de 2009 e foi organizado por João de Sousa Lima e Juracy Marques, que também assinam artigos publicados nesta edição, ao lado dos escritores Antônio Galdino, Edson Barreto e Rubinho Lima, membros da Academia de Letras de Paulo Afonso. Os livros foram lançados no primeiro dia do evento, 08 de março.

O seminário está sendo organizado pela Prefeitura de Paulo Afonso, através da Secretaria Municipal de Turismo e a UNEB – Campus VIII. A programação, iniciada

Dia 08.03 – das 8h às 17h – Início da mostra cultural com visitação guiada dos alunos das escolas públicas e privadas e comunidade. Mostra Cultural sobre Maria Bonita; Mostra de fotografias de Maria Bonita e seu grupo; utensílios e apetrechos usados na época e reportagens sobre o cangaço.

Essa mostra é aberta a toda comunidade, porém destinada principalmente à visitação guiada dos alunos, para que possam interagir, de forma mais crítica, com a nossa real história. Às 19h – Abertura Oficial do II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DO CENTENÁRIO DE MARIA BONITA com a presença de autoridades civis, militares, educativas e científicas.

• Presença da ex-cangaceira Aristeia Soares, ex-soldado da volante Teófilo Pires; Neli Conceição e João Souto, filhos do casal de cangaceiros Moreno e Durvinha e dos parentes de Maria Gomes de Oliveira (Maria Bonita): Eribaldo Gomes de Oliveira e Adelmo Gomes de Oliveira.

21h – Lançamento do livro Maria Bonita – diferentes contextos que envolvem a vida da Rainha do Cangaço Lançamento do livro: Lampiões acesos: O cangaço na memória coletiva

21h30min – Merenda Sertaneja

22h – Apresentação Cultural

DIA 09/03/2010:

08h – Exibição dos Filmes: A CASA DE MARIA BONITA (Direção Gilmar Teixeira e João de Sousa Lima). CANGACEIRO GATO: UM RASTRO DE ÓDIO E SANGUE (Direção de João de Sousa Lima). 70 ANOS DA MORTE DE LAMPIÃO E MARIA BONITA (Direção Antônio Galdino)

• Após a exibição dos filmes haverá uma mesa redonda para debates sobre os filmes com a presença dos diretores.

19h – MESA I: A ESTÉTICA DE MARIA BONITA: FOTOGRAFIAS, XILOGRAVURAS, MÚSICA, CORDEL, QUADRINHOS, CÓDIGOS LINGUÍSTICOS E INTERNET.

21h – Debate.

DIA 10/03/2010: 8h – Visitação à Casa de Maria Bonita

10h – Diálogo com os familiares de Maria Bonita 19h – MESA II: DIFERENTES CONTEXTOS QUE ENVOLVEM A VIDA DA RAINHA DO CANGAÇO.

21h – Entrega dos certificados aos participantes e merenda de encerramento.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo