Educação & Cultura

Uefs: encontro debate a regionalização dos conteúdos da TV Pública

Trata-se de mais uma etapa do projeto de formação de uma rede para produção de conteúdos regionais no interior, a serem veiculadas pelo Instituto de Rádio Difusão da Bahia (Irdeb), através da TVE.  

O sistema conta com a participação das televisões das quatro universidades públicas estaduais da Bahia (Uefs, Uesb, Uesc e Uneb) e da Secretaria de Educação (TV Anísio Texeira e TV Ensino no Campo). Presente ao evento, o diretor geral do Irded, Pola Ribeiro, explicou que a iniciativa tem o objetivo de potencializar o trabalho já desenvolvido, com informação jornalística, tecnologia e conteúdos de qualidade que valorizem os aspectos regionais.  

Esta proposta, segundo explicou, já é praticada em outros estados, com a implantação da TV Brasil. Conforme Pola Ribeiro, o objetivo não  é competir com as emissoras tradicionais, mas fazer com que estas também executem a política de valorização regional, o que pode conseguido a partir da concorrência. Como exemplo, ele citou a audiência da TVE durante o carnaval da Bahia, que teve duplicada a audiência desde nos últimos dois anos, em função da produção de manifestações populares da capital e do interior.  

Com isso, as televisões comerciais são incentivadas a transmitir programações que “mostrem a cara do nosso povo”, afirmou Pola Ribeiro. “O telespectador já está percebendo que a TV pública, patrocinada por ele, através dos impostos, está voltada para os interesses da população”.  

O Sistema de Televisão Pública da Bahia, em discussão nesta segunda-feira na Uefs, será “uma lente de conteúdos regionais”. As equipes são montadas não apenas com a participação de jornalistas, como também de professores de diversos níveis de ensino e de representantes da comunidade. Serão produzidos, além de noticiários, material relacionados a temas como educação, cultura, saúde pública e pesquisas acadêmicas.

Ascom/Uefs

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo