Meio Ambiente

A previsão é de sol em grande parte da Bahia no final de semana

Desta sexta-feira a domingo (12 a 14.03), o tempo deve ficar aberto e com sol na maior parte do estado. O enfraquecimento da frente fria, que vinha atuando nos últimos dias, favorece a redução das chuvas e da umidade relativa do ar (ressecamento). Ao mesmo tempo, intensifica a atuação de uma massa de ar quente e seco em grande parte da Bahia, o que aumenta o calor.

De acordo previsão do Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), no Recôncavo baiano, incluindo a cidade de Salvador e região metropolitana, o céu deve se manter parcialmente nublado a claro e as temperaturas oscilar entre mínimas de 22°C e máximas de 34°C. 

A meteorologista Maryfrance Diniz explica que essas chuvas devem ocorrer durante a noite e nas primeiras horas da manhã, com intensidade fraca em áreas isoladas dessas regiões.

Nas regiões da Chapada Diamantina, norte e nordeste do estado, a atuação dessa massa de ar deixará o céu parcialmente nublado a claro, com possibilidade de chuvas fracas em áreas isoladas. 

Mesmo com o tempo aberto nas demais áreas, nas regiões oeste, São Francisco, sudoeste e sul, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com chuvas fracas. “Estas chuvas estão associadas ao calor e à umidade vinda da Amazônia, e devem ocorrer com mais frequência no final da tarde e durante a noite”, afirma a meteorologista.

Diniz explica ainda que, mesmo com a proximidade do final do verão, ainda devem ser registradas temperaturas de até 36°C (máximas) nas regiões norte, nordeste, São Francisco e oeste. Já as temperaturas mais amenas, com mínimas que podem chegar aos 21°C, devem ser registradas em áreas isoladas (serranas) das regiões da Chapada Diamantina, sudoeste, oeste e São Francisco. 

To Top
%d blogueiros gostam disto: