Polícia

Teixeira de Freitas – Hacker invade sistema e compromete consultas

O Secretário Municipal de Saúde de Teixeira de Freitas, Geraldo Magella, divulgou no final da tarde de quarta-feira, 10, a invasão de um hacker no Sistema Único de Saúde – SUS, no setor da rede municipal de Teixeira de Freitas.

A invasão comprometeu a marcação de consultas realizadas pelo SUS, interrompendo-as durante os dias 08 e 09, prejudicando cerca de 405 mil pessoas. A invasão aconteceu no último sábado, 06.

“Hoje, quarta-feira, o sistema voltou a funcionar parcialmente e acredita-se que a partir de hoje, (dia 11) o sistema volte a funcionar por completo,” esclareceu o secretário.

Magella adiantou que já realizou uma representação na Delegacia de Polícia Civil, que deve encaminhar o caso a Polícia Federal. Segundo Magella, a violação foi de uma senha máster, que era de uso de uma coordenadora municipal do SUS. A invasão rendeu ao município de Teixeira de Freitas o título de “primeiro município a ter o Sistema Único de Saúde Violado”.

A violação só foi descoberta no início do dia 08, quando os funcionários tentaram o iniciar os agendamentos de consultas.

Magella informou que no dia do crime virtual, que tomou proporções federais, a coordenadora responsável pela senha máster, que não teve o nome divulgado, estava hospitalizada. Ele acredita que a violação teve a intenção de induzir a população a acreditar que a secretaria estaria vinculada a fins políticos, uma vez que houve uma manipulação dos agendamentos. “Tentaram fazer com que a população pensasse que eu estou fazendo campanha eleitoral” concluiu.

As informações são do Sulbahianews

To Top
%d blogueiros gostam disto: