História

Antônio Conselheiro, 180 anos de memória

No dia 13 de março de 1830 em Quixeramobim (CE), nascia Antonio Vicente Mendes Maciel, que mais tarde ficaria célebre em todo sertão nordestino como Antonio Conselheiro. Em Junho de 1893, depois de peregrinar por mais de 20 anos pelo interior do Ceará, Pernambuco, Sergipe e Bahia, construindo aguadas, igrejas e cemitérios Conselheiro fundou no sertão da Bahia, numa antiga fazenda chamada Canudos, o povoado de Bello Monte, onde a terra era coletiva, não havia patrão nem empregado, nem polícia nem impostos.

 

Cansados de viver numa situação de fome e opressão, o povo sertanejo afluiu em massa para Bello Monte, transformando-a em quatro anos na segunda maior cidade da Bahia, com mais de 25 mil habitantes. Esse enorme crescimento desagradou as elites fundiárias, a igreja tradicional e o governo republicano, que promoveram uma guerra contra os bellomontenses que durou um ano, mobilizando mais de 12 mil soldados do exército, vindos de 17 estados brasileiros e distribuídos em 4 expedições militares.

 

Antonio Conselheiro morreu em 22 de setembro e a resistência canudense durou até 5 de outubro de 1897, quando houve o encerramento das operações militares e o povoado ficou completamente destruído, com milhares de seus moradores mortos. Os homens aprisionados foram degolados e muitas mulheres e crianças foram deportadas e escravizadas, geralmente submeteram a maus tratos e a prostituição.

 

Passados 113 anos do final da guerra, Bello Monte/Canudos é o acontecimento histórico que mais desperta interesse de estudiosos, pesquisadores, estudantes, artistas e do público em geral em todo o Brasil. Neste ano de 2010, estamos rememorando os 180 anos de nascimento de Antonio Conselheiro, grande líder popular, detentor de uma trajetória de vida que o coloca como um dos mais importantes vultos da história do Brasil.

 

 

Antonio Olavo – Cineasta

Sergio Guerra – Historiador

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo