Cultura

Em Cabaceiras, Bahia homenageia Castro Alves, o maior dos nossos poetas

A Secretaria de Cultura do Estado, através da Diretoria de Museus do Instituo do Patrimônio Ártico e Cultural da Bahia, promove evento comemorativo pelos 163 anos de nascimento do poeta Castro Alves.

O evento acontece neste domingo (14), no Parque Histórico Castro Alves, no município de Cabaceiras do Paraguaçu, onde o poeta nasceu.

Historicamente, Antônio Frederico de Castro Alves nasceu na Fazenda Cabaceiras, próxima da vila Curralinho, município de Castro Alves, mas hoje o local está em áreas pertencentes a Cabaceiras do Paraguaçu, que se emancipou em 1989.  

O evento contará com alvorada, missa festiva, performance com Marcos Peralta e grupo Viverart Poesia, Projeto Sopa de Letras, apresentação da Cia de Teatro Cecéu, homenagens ao poeta, apresentação dos vencedores do 9º Festival de Declamação de Poemas de Castro Alves, além de apresentação musical de Sapiranga e Fabrício Rios e Samba das Moças.

Castro Alves nasceu no dia14 de março de 1847 e morreu em Salvador, em 6 de julhode 1871. Foi um poeta brasileiro. Suas poesias mais conhecidas são marcadas pelo combate à escravidão, motivo pelo qual é conhecido como “Poeta dos Escravos”. Foi o nosso mais inspirado poeta condoreiro.

Por Evandro Matos

To Top
%d blogueiros gostam disto: