Educação & Cultura

Juazeiro – Fotógrafo Evandro Teixeira é tema de livro-reportagem na UNEB

 “Antes de conhecê-lo eu jamais imaginava que ele era tão simples e tão gente como a gente, principalmente por ser um dos maiores fotógrafos brasileiros, reconhecido mundialmente. Evandro veio do interior da Bahia, uma cidade que nem energia elétrica tinha e conquistou o mundo, mas ele não perdeu esse traço sertanejo, a simplicidade, a alegria, inocência e esperteza que faz parte da gente do sertão, pontuou a estudante.

O livro-reportagem Evandro Teixeira, narra a trajetória de vida de Evandro Teixeira, a sua iniciação no fotorjornalismo e os principais acontecimentos históricos que tiveram a cobertura do fotojornalista, como o Regime Militar, a morte de Pablo Neruda, a derrota de Salvador Allende, no Chile, a saga de Canudos e outros eventos.

“Meu interesse em relatar a vida do fotógrafo Evandro Teixeira surgiu a partir da visita dele à Juazeiro para abertura da exposição Canudos 100 anos realizada pelo projeto Mural Galeria Fotógrafo Euvaldo Macedo Filho, do qual sou monitora. As fotografias de Evandro sempre me impressionaram principalmente pela poesia e pertencimento, e quando conheci a pessoa de Evandro entendi o sentimento que há em suas imagens. Foi durante uma conversa na Ilha do Fogo, em Juazeiro, Bahia, quando Evandro contava momentos de sua vida, especialmente no momento em que falou de sua mãe, Dona Nazinha, que senti vontade de escrever sua história”, lembrou Silvana. 

Silvana apresentou o livro para a banca universitária na UNEB, nessa tarde de quinta-feira,11-03, conseguindo aprovação e reconhecimento da academia. Em relação à publicação do livro, a autora não sabe quando, mas garante que vai publicá-lo depois de uma breve revisão. 
 
 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo