Educação

Vitória da Conquista capacita voluntários para o ‘Brasil Alfabetizado’

Trezentos voluntários estão participando em Vitória da Conquista do programa de capacitação para a terceira etapa do ”Brasil Alfabetizado”, realizado por meio de um convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal.

As aulas da terceira etapa do projeto começam na próxima segunda (15) em sedes de associações, igrejas e escolas da Rede Pública Municipal, e terão duração de oito meses. “A grande meta do programa é fazer com que o adulto volte a ter interesse pelos estudos e se reintegre à Rede normalmente”, explica Regina de Jesus Lima, gestora do programa em Vitória da Conquista.

Na primeira etapa, em 2007, passaram pelo Brasil Alfabetizado 1.090 pessoas. Somente este ano, já na terceira fase, já estão cadastrados 3.100 adultos com idade a partir de 14 anos, que antes disso tiveram pouco ou nenhum acesso à alfabetização regular. “O programa vem superando as expectativas tanto com relação à meta quanto com relação às questões pedagógicas”, conta Claudionor Alves da Silva, assessor de gabinete da SMED.

Os voluntários que se inscrevem para atuar como alfabetizadores recebem do Governo Federal uma bolsa de R$ 250, a título de incentivo. Passam por uma formação inicial dividida em dois momentos, e posteriormente passam a se reunir em encontros que ocorrem duas vezes por mês. “Essa formação tem oferecido aos alfabetizadores subsídios para a sua prática pedagógica no sentido de alfabetizar os alunos, considerando o exercício da cidadania”, acrescenta Claudionor.

To Top
%d blogueiros gostam disto: