Política

Vitória da Conquista-Câmara lota em homenagem a Vivi Mendes

O vereador Vivi Mendes (PT) recebeu homenagem da Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista em uma sessão especial na noite da última quinta-feira (11). O evento encheu a Casa do Legislativo Conquistense com mais de 400 pessoas, a maior parte delas oriundas das várias zonas rurais que compõem o município, principalmente do distrito da Limeira.
Outro fato curioso é que o vereador possui 53 filhos e 60 netos. Com origens rurais, mais precisamente no Distrito de Iguá, ele sempre dedicou suas atividades políticas ao homem do campo.

VEREADORES DESTACAM IMPORTANCIA DE VIVI PARA CONQUISTA

Os vereadores da oposição e da situação teceram elogios sobre o colega Vivi Mendes. A vereadora Lúcia Rocha (DEM) afirmou que Mendes é um exemplo de vida, pela fraternidade e solidariedade  para com o próximo. O vereador Alexandre Pereira (PT) disse Mendes tem grande contribuição no desenvolvimento de Vitória da Conquista.

O líder do prefeito na Câmara, vereador Fernando Jacaré (PT), ressaltou a postura ética de Mendes diante da vida pública, num trabalho marcado pelo serviço ao próximo.O vereador Álvaro Pithon (DEM), afirmou que a Câmara se sente honrada em homenagear Vivi Mendes. “Cinquenta e três  filhos e 80 anos são bênçãos que Deus dá a poucas pessoas”, disse.

O vereador Beto Gonçalves (PV), ressaltou que, quando chegou à Câmara, espelhou-se em Mendes, “diante de sua sabedoria e facilidade no uso da palavra”. E ainda acrescentou: “Esta homenagem não é só dos vereadores, mas de toda esta comunidade que está aqui neste plenário. Vivi transmite tranquilidade e paciência. Tenho orgulho de tê-lo como exemplo de dignidade e cidadania”, concluiu.

O homenageado fez uma retrospectiva de sua atuação enquanto vereador, citando a parceria com o ex-prefeito José Pedral Sampaio, especialmente na luta pelo desenvolvimento da zona rural e de bairros carentes como o Bairro Kadija. “Devo muito a você, Pedral”, declarou Mendes, dirigindo-se ao ex-prefeito.
Ainda em seus agradecimentos, o homenageado da noite ressaltou as dificuldades enfrentadas na última campanha eleitoral, em que recebeu votos de pessoas mais jovens, vencendo uma disputa que julgava perdida. “Agradeço a Deus pela bênção de chegar aos 80 anos ainda com vigor”, declarou.

HISTÓRIA POLÍTICA

Vivi é o vereador que possui a idade mais avançada em Vitória da Conquista, já está com 80 anos, e tem um currículo político invejável, acumula sete mandatos consecutivos dedicado a população carente e ao homem do campo. E também o vereador que possui mais mandatos.

A arte da política foi apresentada na vida de Virgílio Vivi Figueira Mendes pelo próprio pai, Vivaldo Mendes Ferraz (que também foi vereador de Vitória da Conquista por três mandatos e ainda hoje é considerado um dos políticos mais influentes da história da cidade).

Possui também parentesco com ilustres de Conquista como o ex-prefeito Gerson Gusmão Sales; Tertuliano Gusmão (Fundador da Primeira Igreja Batista); com o cantor e compositor Elomar Figueira e com o radialista e político Herzem Gusmão. 

Vivi Mendes iniciou suas atividades político-partidárias quando se filiou ao extinto MDB, sendo eleito pela primeira vez em 1983. Após seu primeiro mandato, ele foi reeleito, sucessivamente, por sete vezes. Em 2002, filiou-se ao PT e, em 2008, foi reeleito com 2.482 votos, assumindo seu sétimo mandato na Câmara de Vereadores.

Por Ramon Gusmão-Correspondente na Região Sudoeste

To Top
%d blogueiros gostam disto: